Aumento confirmado! Conta de luz ficará em média 23% mais cara em Minas Gerais

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou, nesta terça-feira (22), o aumento na conta de luz em Minas Gerais. De acordo com a agência, a partir deste mês, os vencimentos para os mineiros ficarão em média 23,19% mais caro.

Apesar do aumento, o número foi menor do que o previsto inicialmente: 25,8%. A definição do aumento na conta da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) aconteceu em reunião pública. Para os consumidores residenciais, o acréscimo será de 18,53%, visto que eles são considerados de baixa tensão. Já as indústrias precisam preparar ainda mais o bolso, pois o aumento definido foi de 35,56%.

As revisões tarifárias da Cemig acontecem a cada cinco anos e, segundo a Aneel, elas têm como objetivo a reposição devido aos custos e investimentos para prestação dos serviços de distribuição de energia. Mesmo com o reajuste estabelecido, a Cemig esclarece que ficará apenas com 4,1% do valor, pois os demais serão realocados para a compra de energia, transporte e encargos federais.

Como explicado, o reajuste nas contas de luz acontecerá de forma imediata e passará a valer a partir da próxima segunda-feira (28).

Valores do reajuste foram divulgados (Reprodução/Aneel)
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!