FIQ-BH terá tema de Processos Colaborativos! Exposições já começaram

Está chegando a 10ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ-BH), co-realizado pelo Instituto Periférico e pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura.

O FIQ-BH é o maior evento da América Latina dedicado ao gênero dos quadrinhos e será realizado de 30 de maio a 3 de junho, na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte. A edição deste ano contará com oficinas, mesas redondas, bate-papos, exposições, lançamentos, sessões de autógrafos, duelo de quadrinhos, rodada de negócios, mostra de cinema e atividades interativas. Todas as atrações têm entrada gratuita.

Rômulo Avelar, presidente da Fundação Municipal de Cultura explica que “o FIQ é uma grande oportunidade de reflexão e aprendizado para o setor. Estarão em pauta aspectos técnicos, estéticos, ideológicos, sociais e históricos envolvidos na produção de quadrinhos. E claro, a construção do mercado editorial”.

Esta edição apresenta novidades. A primeira dela passa pela questão da democratização dos processos de seleção da participação dos quadrinistas, além de uma aproximação inédita com linguagens artísticas estratégicas como os games e também a animação.

Secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira, se reuniu com curadores e organizadores do FIQ em coletiva de imprensa. Eliza Dinah/Bhaz

Edição 2018

“O FIQ é o primeiro festival do ano a ser realizado pela Fundação e pela Secretaria Municipais de Cultura e, com ele, abrimos um espaço para pensarmos junto com a sociedade a construção de um calendário unificado da cidade que incorpore os demais festivais organizados por outros agentes. Essa edição do FIQ parte desse movimento de escuta a partir de encontros realizados com a sociedade, o que é fundamental para que o festival esteja sempre perto de quem tem um olhar para a área em suas diversas instâncias, artísticas, culturais e também econômicas. Em diálogo com o setor, percebemos a necessidade de aproximar o FIQ de áreas estratégicas como os games e a animação, compreendendo também que, dentro da construção de uma política cultural voltada para os quadrinhos, o FIQ tem um papel essencial para a articulação de um pensamento voltado para a área”, afirma o secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira.

A temática desta edição são os “Processos Colaborativos”. Segundo o coordenador do FIQ-BH, Afonso Andrade, a proposta é abordar os aspectos colaborativos fundamentais na criação de quadrinhos, que serão refletidos na própria programação do festival.  Todo o espaço possui acessibilidade e haverá intérprete de LIBRAS em todas as sessões realizadas no auditório. A curadoria do FIQ-BH 2018 é assinada por Ana Koehler, Carol Rossetti, Daniel Werneck e Fabiano Azevedo.

Eliza Dinah/Bhaz

Inarredáveis

Integrante da programação do FIQ, a exposição “Inarredáveis! Mulheres Quadrinistas” está sendo exibida na Casa Fiat de Cultura. Os painéis destacam um recorte da produção de 12 mulheres quadrinistas em Belo Horizonte. Assim, obras e parte do processo de criação das artistas ocupam o espaço expositivo. Ao acolher a diversidade e a subjetividade das autoras, o fazer artístico de cada uma torna-se o norte que guia a experiência do visitante. “Inarredáveis!” vai prolongar a experiência do FIQ-BH com o público ao oferecer um período de visitação diferenciado até dia 29 de julho.

Divulgação

“Ela (a exposição) é um orgulho. Foi uma oportunidade de mostrar o trabalho de 12 quadrinistas mulheres que trabalham em Belo Horizonte. Um dos nossos objetivos é mostrar a variedade, o potencial dessa narrativa dos quadrinhos, contado por mulheres. O nome inarredáveis vem de uma brincadeira que é muito própria daqui, além do fato de que estamos conquistando espaço dentro do mundo dos quadrinhos” explica a curadora e também artista, Carol Rossetti.

Serviço

10º Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ-BH)

Quando? 30 de maio a 03 de junho de 2018

Onde? Serraria Souza Pinto – avenida Assis Chateaubriand, 809 – Centro

Mais informações? www.fiq.pbh.gov.br

Quanto? Entrada Gratuita

 

Exposição Inarredáveis 

Quando?  até dia 29 de julho

Onde? Casa Fiat de Cultura – Praça da Liberdade, 10 – Funcionários

Quanto? gratuita

Eliza Dinah

Jornalista e redatora do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!