Deputado ‘cuecão’, dia de fúria e churrasco: o que você não viu sobre a greve dos caminhoneiros

Reprodução/WhatsApp/YouTube

Os brasileiros têm acompanhado a paralisação dos caminhoneiros pela redução do preço da gasolina e óleo diesel, que teve início na segunda-feira (21) e, de alguma forma, tem sido afetados por ela. Mas, por trás das consequências diretas na economia e política, que saltam aos olhos, cenas hilárias e até mesmo dramáticas se desenrolam em paralelo.

O top 10 destes acontecimentos foi protagonizado pelo deputado federal Nelson Marquezelli (PTB-SP), um próspero exportador de suco de laranja no país, que gravou um emocionado depoimento em vídeo em apoio aos caminhoneiros. De camisa social e gravata, como deve ser o traje de um parlamentar, ele chamou a classe de “verdadeiros heróis do país”.

Além disso, garantiu que os seguidos aumentos dos combustíveis, e do pedágio no país, dificultam a competitividade nos produtos brasileiros no exterior. Tudo corria na mais absoluta coerência, não fosse a ideia de Marquezelli gravar o depoimento em uma mesa de vidro e ter esquecido de vestir as calças do terno. A transparência do vidro deixou à mostra uma comportada cueca cinza de perna.

Leitão no espeto

E já que nem só de protesto vivem os caminhoneiros, a manhã desta quinta-feira (24) foi dedicada a um churrascão no ponto de paralisação da BR-381, no município de Betim, na região metropolitana da capital. Os cerca de 5o quilos de um leitão que receberam deve ser consumido ainda hoje, mas a ausência de churrasqueira vai exigir a improvisação.

Reprodução/WhatsApp

Cerca de 400 pessoas estão reunidos em frente às distribuidoras da Shell e Ipiranga, próximo a Refinaria Gabriel Passos (Regap) e têm sobrevividos em acampamento improvisado onde chega todos os tipos de doações, que vão de alimentos até gêneros de higiene pessoal. Não falta também fogão e as panelas.

Mas os alimentos não vêm só das doações. Na cidade de Itatim, na Bahia, um caminhão que transportava frutas foi saqueado pelos populares. E mais. A ação foi toda filmada e viralizou nas redes sociais. Ao fundo, a voz de um homem dizia que esta sendo feita uma doação para evitar que a carga se perdesse.

Dia de fúria

Apesar de grande apoio da população e de várias entidades à paralisação dos caminhoneiros, o movimento deixou desesperado um motorista que teve em enfrentar um bloqueio na rodovia estadual PR-466, em Jardim Alegre (PR). Um vídeo que circulou nas redes sociais nesta quarta-feira (24) mostra quando caminhoneiro, armado de uma motosserra, ameaça seus colegas grevistas.

A atitude gerou muita confusão, inclusive é possível ver mas imagens homens revidando a ameaça segurando pedaços de madeira. Um dos manifestantes jogou um pneu no caminhoneiro, que foi dominado na sequência. Apesar da confusão, ninguém ficou ferido.

Maria Clara Prates

Formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Trabalhou no Estado de Minas por mais de 25 anos, se destacando como repórter especial. Acumula prêmios no currículo, tais como: Prêmio Esso de 1998; Prêmio Onip de Jornalismo (2001); Prêmio Fiat Allis (2002) e Prêmio Esso regional de 2009.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!