Metroviários suspendem greve na capital; sábado circulação de trens será normal

Divulgação/SindmetroMG

Cerca de 650 servidores do Metrô da capital decidiram nesta sexta-feira (1º), em assembleia da categoria pela manhã, pela suspensão da greve que teve início na última segunda-feira (28). Apesar de por fim à paralisação, os metroviários recusaram a proposta da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de reajuste de 3,99% referente ao biênio 2016/2017 e de 1,8% referente a 2018/2019.

De acordo com o diretor jurídico do Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais (Sindimetro-MG), Robson Zeferino Gonçalves, a decisão de retomar as atividades foi motivada pela marcação do julgamento do dissídio coletivo da categoria pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) para o próximo dia 11. “O que queríamos era o julgamento do dissídio que promete reajuste maior do que o oferecido até agora”, diz Gonçalves.

A partir das 24h desta sexta-feira, segundo o sindicalista, todas as atividades do metrô serão retomadas com o funcionamento normalmente no sábado. No entanto, Gonçalves diz que a categoria já tem outra assembleia marcada para terça-feira (5), para rediscutir os rumos do movimento. Isso porque, independente do dissídio referente ao reajustes dos anos 2016/2017, esta semana o sindicato terá negociações salariais relativas a 2018/2019.

Maria Clara Prates

Formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Trabalhou no Estado de Minas por mais de 25 anos, se destacando como repórter especial. Acumula prêmios no currículo, tais como: Prêmio Esso de 1998; Prêmio Onip de Jornalismo (2001); Prêmio Fiat Allis (2002) e Prêmio Esso regional de 2009.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!