[Acelera Aí] Saiba como foi nossa avaliação do Ford New Fiesta Titanium 1.6

Avaliamos a versão mais equipada do hatch da Ford, que ganhou um pequeno “tapa” no visual e tem como principais pontos positivos o acabamento, os sete airbags, o sistema multimídia SYNC 3 e o bom equilíbrio da suspensão. Por outro lado, o espaço interno é um pouco limitado, tanto para passageiros como para bagagens.

Se você já olhou as fotos do New Fiesta que avaliamos e não notou nenhum diferença no visual é porque essas mudanças foram quase imperceptíveis mesmo: na parte interna dos faróis, na grade dianteira, que ganhou pontos com apliques plásticos imitando metal; no para-choque dianteiro, que foi redesenhado; na moldura dos faróis de neblina e nas lentes internas das lanternas traseiras (somente na versão Titanium). Embora seja sutil, a reforma no visual é uma forma de dar um novo “ar” para o hatch compacto enquanto não chega a nova geração, que já estreou na Europa.

Por dentro, destaca-se o bom acabamento do New Fiesta, em especial na versão topo de linha que testamos (a Titanium Plus), que usa materiais de boa qualidade, bem montados, incluindo a coberta em couro sintético dos bancos. Com desenho ainda moderno, o painel e o quadro de instrumentos continuem exatamente como os mesmos do modelo anterior. A grande novidade está no centro e no alto do painel: a central multimídia SYNC3 (já presente no EcoSport e no Fusion), que tem tela sensível ao toque de 6,5 polegadas é mais moderna, mais intuitiva e fácil de operar, além de compatível com Android Auto e Carplay.

A versão topo de linha traz alguns itens exclusivos de conforto, como sistema de navegação, acendimento automático dos faróis e sensor de chuva. Mas o destaque é o pacote opcional de segurança, que inclui sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista) e câmera de ré (importante para evitar o atropelamento de uma criança, por exemplo). Por outro lado, o conforto é um pouco prejudicado pelo espaço interno, principalmente no banco traseiro; e a capacidade de 281 litros do porta-malas é apenas razoável.

 

Antes de rodar com o New Fiesta, havia uma dúvida com relação ao câmbio automatizado (antes chamado de Powershift) de seis velocidades, que foi alvo de algumas críticas no passado e que exigiu algumas mudanças feitas pela Ford. Em nosso teste, ele faz uma boa dupla com o motor 1.6 Sigma, proporcionando respostas rápidas, que garantiram boas acelerações e retomadas de velocidade, principalmente quando se recorre às trocas manuais sequencias, que são feitas por um botão na alavanca de marchas. Possibilidade de trocas junto ao volante cairiam bem. O consumo foi razoável: com gasolina, ar ligado e apenas o motorista, o computador de bordo registrou médias de 9,2km/l na cidade e de 14,3km/l na estrada.

A direção, que tem assistência elétrica, facilita bem as manobras em baixas velocidades, ajudando bastante o motorista naquelas vagas mais apertadas. Mas, em velocidade mais elevadas, merecia um “peso” maior. A nova calibração que a Ford fez na suspensão do New Fiesta (com ajustes mais finos e troca de amortecedores), deixou o hatch mais confortável. Percebe-se menos as imperfeições da pista, ao mesmo tempo em que garante um bom comportamento quando se opta por uma tocada mais esportiva.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, quatro cilindros em linha, 16V, que gera potências de 125cv (gasolina) e 128cv (etanol) ambas a 6.500rpm e torques de 15,8kgfm (gasolina) a 4.250rpm e 16kgfm (etanol) a 5.000rpm

Câmbio – Tração dianteira, com câmbio automatizado de dupla embreagem e seis velocidades simuladas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção

Freios – A discos ventilados na dianteira e a tambor na traseira

Dimensões – Comprimento, 3,97m; largura, 1,72 m; altura, 1,46 m; e entre-eixos, 2,49m

Rodas e pneus – De liga leve, calçadas com pneus 195/50 R16

Tanque – 52 litros

Porta-malas –281 litros

Peso – 1.178 quilos

Principais equipamentos – Ar-condicionado, direção elétrica, sete airbags, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, faróis com luzes diurnas de LED, faróis de neblina, lanterna parcial em LED, computador de bordo, alarme, acesso sem chave, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, rodas de liga de 16 polegadas, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, central multimídia SYNC 3 com tela de 6,5 polegadas, sistema de navegação, câmera de ré e bancos em couro

Preço – R$ 75.190

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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