[Acelera Aí] Audi apresenta o utilitário-esportivo Q8: um grandalhão sofisticado

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Aumentando a sua família de utilitários-esportivos, a marca alemã apresenta o grandalhão luxuoso Q8, que incorpora a nova grade Singleframe, recursos do Audi sistema de tração quattro original, rodas traseiras direcionais e interior amplo e refinado e sistema multimídia de alta tecnologia, com operação tátil da navegação e dos sistemas.

 

 

Na visão dos designers da Audi, o Q8 combina a elegância de um coupé de luxo com a versatilidade de um SUV de grande porte. O modelo será lançado no mercado europeu no terceiro trimestre de 2018. Mais largo, mais curto e mais baixo que o “irmão” Q7, o SUV tem dimensões generosas: 4,99m de comprimento, 2,0m de largura, 1,71m de altura e entre-eixos de 2,99m (essa distância é determinante para um interior espaçoso). Há um sistema de três assentos na parte traseira com ajuste longitudinal. Com os encostos dos bancos rebatidos, o compartimento de bagagens comporta até 1.755 litros.

O Q8 inaugura uma nova “cara” para a família Q, com a renovada grade Singleframe com design octogonal. A grade vertical do radiador, o spoiler pronunciado e as grandes entradas de ar com contornos destacados realçam o visual dianteiro. O teto elegantemente inclinado termina em colunas D suavemente inclinadas que se encerram sobre os arcos das rodas de 22 polegadas. Contornos acentuados e superfícies com linhas marcantes transmitem uma sensação de poder, sofisticação e a dinâmica especial da tração permanente nas quatro rodas. O spoiler, os acabamentos dos arcos das rodas e das portas e o difusor de ar trazem uma cor contrastante para destacar a aparência off-road.

 

 

Os faróis de série são de LED, mas há a tecnologia HD Matrix LED disponível como opcional. Tanto a assinatura tridimensional das luzes diurnas quanto as luzes traseiras têm um caráter digital. Uma faixa, que tem como base uma faixa preta, conecta as lanternas, assim como no Audi quattro original. Os proprietários do Q8 poderão usar o aplicativo myAudi no smartphone para ativar várias funções de iluminação e experimentá-las externamente.

Na parte de transmissão, destaque para o consagrado sistema quattro da Audi e para o diferencial central mecânico, que transfere as forças para o eixo dianteiro e traseiro na proporção de 40:60 em condições normais. Quando necessário, transfere a maior parte dessa força para o eixo com melhor tração. Visando um bom desempenho no fora-de-estrada, o Q8 tem 254mm de vão livre do solo, balanços curtos e controle de descida em aclives. A suspensão com controle de amortecedor é de série, mas a Audi oferece como opcional a suspensão pneumática adaptativa com amortecimento controlado, que pode ser configurada nos modos conforto ou esportivo. O dispositivo ajusta a altura dependendo da situação de condução e da preferência do motorista em até 90 milímetros.

 

 

A direção é progressiva, com relação que se torna cada vez mais direta quanto mais o volante é girado, e a Audi oferece como opção as quatro rodas direcionais. O sistema pode girar as rodas traseiras em até 5 graus – na direção contrária da curva em baixas velocidades para aumentar a agilidade e na direção da curva em velocidades mais altas para melhorar a estabilidade.

Segundo a Audi, todos os sistemas de acionamento são particularmente eficientes graças à nova tecnologia híbrida leve (MHEV). O sistema elétrico primário de 48 volts incorpora dois importantes módulos de tecnologia: uma bateria de íons de lítio e uma partida de correia do alternador. Durante a frenagem, ele pode recuperar até 12 kW de energia e alimentar a bateria. A tecnologia MHEV permite longas fases de inércia com o motor desativado e uma faixa de partida e parada que começa a 22 km/h.

 

 

O elemento central da cabine é a tela sensível ao toque do MMI. Todos os elementos referem-se logicamente um ao outro, desde a faixa de ventilação de ar até o console no túnel central onde se encontra a alavanca do câmbio tiptronic. No escuro, as luzes de contorno opcionais traçam as linhas de design distintas do interior e fornecem iluminação de fundo para o emblema quattro tridimensional acima do porta-luvas. A lista de opcionais inclui assentos com função de massagem e ventilação, ar-condicionado automático de quatro zonas e o pacote de qualidade do ar.

Devido ao conceito operacional MMI sensível ao toque do novo Q8, quase todas as funções podem ser acessadas por meio de dois grandes monitores. A tela superior de 10,1 polegadas é usada para controlar os sistemas de infotainment e navegação. O motorista usa o display de 8,6 polegadas abaixo para aquecimento e ar-condicionado, funções de conveniência e entrada de texto. Segundo a Audi, a operação é rápida e simples: um clique tátil e acústico confirma quando um dedo ativa uma função e o controle de voz admite linguagem coloquial. O controle de voz pode, por exemplo, entender a frase “estou com fome” e, em resposta, sugerir restaurantes por perto.

 

 

Os instrumentos são mostrados no Audi virtual cockpit totalmente digital. Sua tela de alta resolução com 12,3 polegadas pode ser alternada entre duas visualizações por meio de um botão no volante multifuncional. A versão plus opcional inclui uma terceira visualização mais esportiva. O head-up display também projeta informações importantes no para-brisa, incluindo orientações detalhadas da pista para a navegação.

No mercado alemão, o Q8 vem de fábrica com o sistema de infotainment topo de linha, o MMI Navigation Plus, que inclui o módulo de transferência de dados Audi connect com o LTE Advanced e um hotspot Wi-Fi. O sistema de navegação reconhece as preferências do motorista com base em viagens anteriores e, portanto, pode fazer sugestões inteligentes. Os serviços online da Audi connect adicionam recursos preditivos ao processo de planejamento de rotas. Isso permite que os dois serviços Car-to-X de informações de sinalização de tráfego e informações de risco se beneficiem da inteligência de “enxame” da frota da Audi.

 

 

A chave Audi connect (opcional) permite ao motorista bloquear/desbloquear o veículo e ligar o motor usando um smartphone compatível com Android. Perfis de usuários individuais permitem que até 400 configurações preferenciais sejam armazenadas para vários motoristas. Com o aplicativo myAudi, os clientes também podem transferir destinos especiais para o sistema de navegação, transmitir música ou transferir o calendário do smartphone para o MMI. O sistema de áudio do Q8 é sofisticado. Ele vem equipado com o Audi phone box, o voice-over e sistema de som Bang & Olufsen, que oferece um som 3D.

Para dar suporta ao motorista em diversas situações, o Q8 conta com o adaptive cruise assist (controle de cruzeiro adaptativo), efficiency assist (assistente de eficiência), crossing assist (assistente de cruzamentos), lane change warning (alerta de mudança de faixas), curb warning (aviso de meio-fio) e as câmeras de 360 graus. Um dos destaques é o garage pilot, que será incluído na lista de equipamentos do modelo no início de 2019. Sob a supervisão do motorista, o sistema guia o SUV para uma garagem e de volta novamente de forma autônoma.

Por trás de todos esses recursos está o controlador central de assistência ao motorista, que calcula continuamente um modelo diferenciado do ambiente e usa essas informações para gerenciar os sistemas de assistência. Os dados necessários são obtidos – dependendo dos opcionais selecionados – de até cinco sensores de radar, seis câmeras, doze sensores de ultrassom e um scanner a laser.

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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