Home Veículos Acelera aí [Acelera Aí] Andamos na Xtreme, a versão mais aventureira do Fox. Saiba como ela anda

[Acelera Aí] Andamos na Xtreme, a versão mais aventureira do Fox. Saiba como ela anda

Com as mudanças geradas pela chegada do novo Polo, a linha Fox ficou restrita a duas séries especiais: a Connect e a Xtreme. Testamos a Xtreme, que tem um apelo mais aventureiro (com detalhes herdados do CrossFox) e é mais bem equipada. O bom torque em baixa do motor 1.6 de oito válvulas e os engates precisos do câmbio manual garantem agilidade ao hatch compacto.

 

 

Por fora, a opção Xtreme se destaca pelo para-choque frontal com faróis de neblina e de longo alcance, os faróis e lanternas com máscara negra, a grade na cor preta e com elementos em forma de colmeia, os acabamentos plásticos nos para-lamas e nas soleiras das portas; as maçanetas, capas dos retrovisores e parte central do para-choque traseiro na cor preta; as rodas de liga de 16 polegadas com desenho exclusivo da versão e diamantadas e os adesivos de identificação da versão nas laterais e no centro da tampa traseira. A cor preta também está presente no defletor de ar e nas barras no teto.

 

 

No interior, o acabamento é simples, mas bem feito, com plásticos bem encaixados e de boa aparência. Chamam a atenção o revestimento de tecido (de toque agradável) em duas cores dos bancos e com costuras vermelhas; o revestimento escurecido do teto e das colunas; o volante multifuncional (com revestimento em couro e detalhes em black piano), que facilita a vida do motorista com comandos do sistema multimídia, do Bluetooth e do computador de bordo; o sistema de infotainment Composition Media, com comando de voz e compatível com sistemas Android e iOS; e o controle automático de velocidade.

 

 

Devido à boa altura, o Fox acomoda bem quatro adultos de estatura elevada. Por outro lado, o porta-malas de 270 litros é acanhado. Com a regulagem de altura do banco do motorista e de altura e distância da coluna de direção, fica fácil encontrar um boa posição de dirigir. A visibilidade é boa para a frente e laterais e os sensores de estacionamento e a câmera de ré ajudam na visão traseira. A lista de equipamentos de segurança fica itens que já se tornaram comuns em modelos mais básicos, como apoio de cabeça para quem senta no meio do banco traseiro, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, controles eletrônicos de tração e estabilidade e assistente de partida em subidas.

 

 

O Fox Xtreme é empurrado pelo já conhecido motor 1.6 de oito válvulas, que tem como grande destaque o bom torque em baixas rotações. Esse bom fôlego em baixa, aliado aos engates precisos e macios e o bom escalonamento de marchas do câmbio manual de cinco velocidades, garantem uma boa agilidade, principalmente no tumultuado trânsito das grandes cidades. Em nosso teste, o consumo foi de médio para razoável: com gasolina, ar ligado e apenas o motorista, o computador de bordo registrou médias em torno de 8,7km/l na cidade e de 12,5km/l na estrada.

 

 

Devido à altura, que eleva um pouco o centro de gravidade, a suspensão do Fox é um pouco mais firme para garantir uma boa estabilidade. Mas essa firmeza não chega a comprometer o nível de conforto, pois o conjunto (dianteiro/traseiro) absorve bem as irregularidades do piso. O nível de ruídos também é baixo. A assistência elétrica da direção está bem calibrada, tanto para as manobras mais apertadas quanto para transmitir segurança em altas velocidades.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

 

 

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, quatro cilindros em linha, 1.598cm³ de cilindrada, oito válvulas, que gera potências de 101cv (gasolina) e de 104cv (etanol) ambas a 5.250rpm e torques de 15,4kgfm (gasolina) e de 15,6kgfm (etanol) ambas a 2.500rpm

Câmbio – Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 3,87m; largura, 1,66m; altura, 1,56m; e entre-eixos, 2,47m

Direção – Assistência elétrica

Freios – A disco ventilado na dianteira; e a tambor na traseira

Rodas e pneus – De liga leve de 16 polegadas, calçadas com pneus 195/50 R16

Porta-malas – 270 litros

Tanque – 50 litros

Peso – 1.114 quilos

 

 

Principais equipamentos de série – Sensores de estacionamento traseiros, direção elétrica, computador de bordo, alarme, controle automático de velocidade, banco do motorista com ajuste de altura, ar-condicionado, chave tipo “canivete” com comando remoto, coluna de direção com ajuste de altura e distância, câmara de ré, rodas de liga de 16 polegadas, sistema de som touchscreen “Composition Touch” com App-Connect e volante multifuncional revestido de couro e com comandos do sistema de som e do computador de bordo.

Preço – R$ 54.990. Com pintura metálica, R$ 56.421.

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Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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