Só este ano, mais de mil ônibus já foram autuados em BH por ausência de cobrador

Motorista exercendo dupla função é cada vez mais comum em BH

Somente este ano, mais de mil ônibus que circulam em Belo Horizonte foram multados pela BHTrans porque trafegavam sem cobrador fora do horário autorizado para que isso aconteça. De acordo com a empresa que gerencia o trânsito de Belo Horizonte, 1.293 multas foram aplicadas entre janeiro e abril devido à irregularidade.

O assunto foi tema de debate na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). O vereador Jair di Gregório (PP) destacou a importância da presença deste profissional durante a circulação dos coletivos e disse que a comissão irá cobrar explicações sobre o fato de os ônibus estarem circulando desta forma.

Ao Bhaz, a BHTrans informou que está bem claro para as empresas os dias e horários em que é permitido circular sem a presença do cobrador. “Temos que garantir o cumprimento das regras previstas em contrato, independentemente de as empresas consorciadas gostarem ou não”, afirmou.

Diariamente, são realizadas na capital aproximadamente 26 mil viagens e, por conta disso, é inviavel que a BHTrans fiscalize se todas as viagens estão sendo realizadas com a presença do agente de bordo. “Contamos com a ajuda da população para denunciar os ônibus que estão circulando sem os cobradores fora do horário permitido. A população guia nossa forma de agir. Ela é o principal agente”, destaca a BHTrans.

As empresas autuadas recebem multas de R$ 652,20 por autuação. Para verificar se elas já efetuaram os pagamentos, a comissão da CMBH solicitou à BHTrans a apresentação de detalhes das infrações aplicadas a cada uma das empresas de ônibus, incluindo valores pagos e o saldo ainda devido.

Em Belo Horizonte, a Lei nº 10.526 estabelece as regras para a circulação dos ônibus sem o agente de bordo:

  • Os veículos das linhas do sistema de Bus Rapid Transit (BRT);
  • Os veículos em operação em horário noturno e nos domingos e feriados;
  • Os veículos dos serviços especiais caracterizados como executivos, turísticos ou miniônibus.

Os que desejarem fazer alguma denúncia caso observem ônibus circulando fora do horário sem o agente de bordo podem ligar para o 156 ou acessar o portal da BHTrans pelo Fale Conosco.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) foi procurado pelo Bhaz para comentar a denúncia mas, até o fechamento dessa matéria, não havia se posicionado.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!