SetraBH reafirma que ônibus vão parar de circular caso aconteçam novos ataques

Em todo o Estado, 69 ônibus já foram incendiados desde 3 de junho

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) reafirmou nesta quarta-feira (13) que caso algum ônibus do transporte coletivo da capital seja incendiado, a circulação será interrompida entre 21h e 4h.

Na última sexta-feira (8), o SetraBH publicou uma nota na qual colocou o fim dos ataques aos ônibus como condição para que a circulação não seja interrompida. Os ataque começaram no dia 3 de junho e atingiram 40 municípios do Estado, incluindo Belo Horizonte, onde três ônibus foram incendiados. Em todo o Estado, foram 69 ônibus incendiados.

Perguntado pelo Bhaz se a circulação já poderia ser interrompida na noite de hoje devido ao fato de um coletivo ter sido incendiado em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o SetraBH informou que como a ocorrência aconteceu em outra cidade, a interrupção não ocorreria. Mas reafirmou que se os ataques forem feitos a ônibus do sistema de Belo Horizonte, prevalecerá o conteúdo da nota de sexta-feira.

Apesar do posicionamento do sindicato, a BHTrans, empresa que gerencia o trânsito de Belo Horizonte, afirma que as viagens dos ônibus do transporte coletivo serão realizadas nos horários estipulados  e sem nenhuma interrupção do serviço.

“É importante a garantia do serviço”, destaca a empresa, afirmando que os serviços não podem ser interrompidos. Na nota do sindicato, é feito um apelo às autoridades para elas impeçam que ações como essas aconteçam pela cidade. “O SetraBH solicita empenho na adoção de medidas que sanem em definitivo os problemas gerados pela ação continuada de criminosos”, afirmam.

Porém, de acordo com a BHTrans, caso alguma viagem não aconteça, as empresas concessionárias poderão sofrer punições, visto que o contrato que rege o serviço de transporte coletivo da cidade precisa ser cumprido.

Outro aspecto apresentado pela BHTrans e que inviabilizaria a interrupção dos serviços é o fato de a cidade não parar. “Como ficaria o trabalhador que deixa o serviço na madrugada, assim como o turista que pretende conhecer a cidade?”, questiona a empresa.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!