BH terá encontro de bandas de música este mês; Estado tem mais de 700 grupos musicais

Encontros acontecem neste sábado e nos dias 23 e 28.

As bandas de músicas vão encher as praças de Belo Horizonte de alegria e nostalgia durante seu II Encontro, que tem início neste sábado (16), às 10h, na Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza. Para abrir o encontro, vão se apresentar Associação da Banda de Música, de Jaboticatubas, da Banda de Música União dos Artistas, localizada em Sete Lagoas, e da Sociedade Musical Santa Cecília, de Conselheiro Lafaiete.

O II Encontro de Bandas de Música, que é gratuito, será realizado durante dois sábados e em uma quinta-feira, relembrando uma tradição do estado. De acordo com a Secretaria de Estado da Cultura, o estado tem aproximadamente 700 bandas de música espalhadas, o que o torna campeão no número de registro deste tipo de banda sendo reconhecido como um celeiro de músicos desta tradição.

De acordo com o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, “as bandas civis e militares são um importante componente cultural e de fomento à formação de músicos em todo o estado. Elas contribuem para manter a música viva na emoção de cada cidade”.

Para Alessandro Tavares, maestro da centenária Banda de Música União dos Artistas, de Sete Lagoas, o encontro favorece a interlocução entre as bandas do estado e amplifica o alcance desta tradicional manifestação. “Esse tipo de evento estimula a amizade entre os músicos e a troca de experiências. Para os mais novos, músicos com 15, 16 e 17, ainda é mais significativo, pois o intercâmbio de vivências com outros músicos favorece a formação musical ”, conta Alessandro.

Mais sons e acordes

Mais dois encontros vão colorir de sons e acordes as praças belo-horizontinas com o melhor das bandas de música em junho. No dia 23, a Corporação Musical Euterpe Operária, localizada em Lavras, se junta à Corporação Musical Santa Cecília, do município de Tabuleiro, e à Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais para levar música de qualidade à Praça Centro Cultural Presidente Itamar Franco, às 10h, no Barro Preto.

Já no dia 28 de junho, o evento ganha ainda mais corpo. Além das apresentações da Corporação Musical União Operária, da cidade de Nova Lima, da Filarmônica do município de Santa Cruz do Escalvado, e da Sociedade Musical Santa Cecília, de Mariana, a festa contará com a solenidade de entrega de instrumentos musicais referente ao edital 2017 do programa Bandas de Minas. O evento acontece na Praça da Liberdade, às 11h.

Serviço

Encontro de Bandas de Música

Data: 16/6 (sábado)

Onde: Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte

Quando: 10h

Bandas: Associação da Banda de Música, de Jaboticatubas; Banda de Música União dos Artistas, de Sete Lagoas; e Sociedade Musical Santa Cecília, de Conselheiro Lafaiete.

Data: 23/6 (sábado)

Onde: Praça Centro Cultural Presidente Itamar Franco, no Barro Preto, em Belo Horizonte

Quando: 10h

Bandas: Corporação Musical Euterpe Operária, localizada em Lavras; Corporação Musical Santa Cecília, do município de Tabuleiro; e Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

Data: 28/6 (quinta-feira)

Onde: Praça da Liberdade, em Belo Horizonte

Horário: 11h

Bandas: Corporação Musical União Operária, de Nova Lima; Filarmônica do município de Santa Cruz do Escalvado; e Sociedade Musical Santa Cecília, de Mariana

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!