Ele viajou de São Paulo para o Rio pagando apenas R$ 10 e a internet pirou; veja como

Reprodução/Facebook

Um morador de São Paulo compartilhou uma publicação no Facebook contando ter gastado apenas R$ 10,67 para viajar até o Rio de Janeiro. O post feito no último dia 8 viralizou e já conta com mais de 260 mil compartilhamentos. Na legenda, o rapaz conta ter usado o ID Jovem, um programa do governo que concede benefícios com descontos para pessoas de 15 a 29 anos.

Daniel Santtos deixou o passo a passo do que fez para conseguir tirar a carteirinha dele e conseguir o desconto nas passagens de ônibus. “No tutorial de hoje vou ensinar a vocês como viajar pagando barato”, escreveu logo no início da postagem, que tem ainda 84 mil reações.

No ano passado, o Bhaz explicou em detalhes do que se trata o ID Jovem. Lançado em 2016 pelo Governo Federal, o benefício reserva duas vagas gratuitas para a população jovem em viagens interestaduais de ônibus. Caso esgotadas, outras duas vagas são oferecidas com 50% de desconto. Ele ainda dá acesso à meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos.

O benefício é destinado somente a pessoas de baixa renda. Para garantir o direito de viajar de graça, basta o viajante apresentar a Identidade Jovem, documento virtual emitido pela internet, dentro do prazo de validade, junto a um documento oficial de identificação com foto.

Para emitir a Identidade Jovem, é preciso estar dentro da faixa etária estabelecida, 15 a 29 anos; ter renda mensal familiar de até dois salários mínimos e possuir registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com dados atualizados nos últimos 24 meses. É necessário realizar a solicitação da passagem com antecedência mínima de três horas em relação ao horário de partida, para poder viajar de graça.

Neste link você pode conferir o passo a passo para retirar o ID Jovem e outros detalhes sobre a iniciativa.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!