[Acelera Aí] No automóvel, transporte de crianças precisa de cuidados especiais

transporte de crianças

O assunto é muito sério: a segurança das crianças dentro do carro. Certamente vocês já presenciaram aquela cena que parece inocente e amorosa, com o filho solto no banco traseiro e conversando com os pais entre os bancos dianteiros. Embora pareça uma cena de interação entre pais e filhos, pode se transformar numa tragédia caso haja uma batida ou mesmo uma freada forte, pois a criança será atirada contra o painel e o vidro dianteiro.

transporte de crianças

A forma segura de se transportar a meninada é sempre em cadeiras infantis adequadas à estatura e idade, observando e seguindo corretamente as instruções de instalação desses assentos.

Se você tem crianças e quer valorizar a segurança delas, então fique de olho quando for comprar um veículo para observar se ele tem sistemas de fixação de cadeirinhas, como o Isofix. Eles vão garantir que o assento fique firme e ancorado em pontos adequados da carroceria. O local mais seguro para se instalar o assento infantil é no banco traseiro.

Transporte em pick-ups

Mas, em alguns modelos, como em certas pick-ups pequenas com capacidade para apenas dois ocupantes, existe a possibilidade de se instalar a cadeirinha no banco da frente. Eles contam com uma chave, geralmente no painel, que permite desligar o airbag do lado do passageiro.

Jamais instale uma cadeira infantil no banco dianteiro sem ter a certeza de que o airbag está desligado. Isto porque o acionamento da bolsa em caso de acidente pode ser fatal para a criança, que será esmagada contra o banco.

Faça sua parte e cuide bem de seus filhos, pois de acordo com a ONG Criança Segura, a violência no trânsito é a principal causa de morte acidental de crianças e adolescentes com idades entre 1 e 14 anos no Brasil.

transporte de crianças
Teste da Latin NCap avalia o transporte das crianças no automóvel (Foto Latin NCap/Divulgação)

Isofix e SRI

No Brasil, a Latin NCAP impulsiona os fabricantes a assumir responsabilidade acerca da proteção das crianças e oferecer instalações apropriadas para a montagem de sistemas de retenção infantil (SRI). São muitos os usuários que o fixam o SRI de maneira incorreta ao veículo; comprometendo, assim, a proteção proporcionada às crianças.

A entidade informa que promove a melhora dos desenhos e do equipamento com montagens ISOFIX e SRI. O sistema Isofix representa um método mais seguro de fixar Sistemas de Retenção Infantil ao carro, já que como primeiro objetivo procura reduzir a instalação incorreta.

A classificação da proteção infantil é oferecida por meio da avaliação do comportamento dinâmico dos sistemas no teste frontal e lateral, a capacidade do carro de instalar uma série de SRI, representativos dos mercados da América Latina e do Caribe, em forma correta e sem problemas e, por último, é avaliada a habilidade do automóvel para fixar um SRI em forma segura.

Os SRI utilizados para os testes são recomendados pelo fabricante do veículo de uma lista de SRI que mostraram bom desempenho em testes de SRI para consumidores, disponibilizados conforme os requerimentos do Latin NCAP.

Texto: Eduardo Aquino

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!