Assediadores brasileiros de mulher russa são identificados; Brasil e personalidades repudiam ato

O vídeo em que um grupo de torcedores brasileiros incentivam uma mulher russa a falar palavras de baixo calão em português tem causado profundo repúdio. O comportamento dos homens virou alvo de críticas na web, entre personalidades e autoridades brasileiras. Também não demorou muito para que parte deles fossem identificados.

Um deles é Diego Valença Jatobá, advogado e ex-secretário de Turismo de Ipojuca, no Pernambuco. Ele é bastante conhecido no Nordeste. Além de atuar na pasta, o nome dele começou a repercutir na região por conta de um projeto social, o projeto Por Causa, iniciativa já foi apoiada por famosos como Bruno Gagliasso e Grazi Massafera.

Apesar da ação altruísta, Jatobá é réu na Justiça por descumprir a Lei de Licitações, enquanto era secretário e deve, segundo o processo, R$ 37.561,83 de pensão alimentícia à ex-mulher. O processo foi iniciado em 2014. A OAB, seccional Pernambuco, divulgou uma nota repúdio, na tarde de segunda-feira (18), contra a conduta do advogado. Ele poderá ser punido se a instituição entender que ele desrespeitou, de alguma forma, a Constituição Federal. As sanções podem ir de advertência à censura ou expulsão.

Eduardo Nunes foi o segundo homem identificado no vídeo. Ele é tenente da Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC). A corporação, em nota, confirma que “um policial militar foi identificado como um dos integrantes que aparecem no vídeo”. A PM ainda diz que, assim que o oficial retornar ao batalhão, será aberto um processo administrativo disciplinar para apurar a conduta irregular do militar.

“A corporação não corrobora com este tipo de atitude que é incompatível com a profissão e o decoro da classe, previsto no regulamento disciplinar, independentemente de estar em período de férias, folga de serviço ou qualquer outra situação de afastamento, devendo, portanto, responder por suas atitudes”, diz a PM.

Pedido de desculpa

O Ministério do Turismo também condenou a atitude de um grupo de brasileiros registrados, em vídeo, assediando uma mulher durante as comemorações da Copa do Mundo, na Rússia. Em nota, o Ministério do Turismo afirma que o machismo e a misoginia não são aceitáveis sob nenhum aspecto, muito menos em um evento como a Copa do Mundo, realizado para “promover a integração entre povos e culturas do mundo todo”.

O ministério informa que nenhum dos homens envolvidos no episódio é servidor da pasta. O esclarecimento foi necessário após circular na internet boatos de que alguns dos homens identificados no vídeo trabalhariam no ministério e estariam viajando a trabalho, com dinheiro público. A embaixada brasileira na Rússia informou que recebeu, pela internet, manifestações informais de brasileiros que repudiaram o comportamento do grupo de torcedores.

O advogado Diogo Jatobá (a esquerda) e o policial Eduardo Nunes (a direita) foram os assediadores identificados. (Reprodução/Instagram)

Artistas como Ivete Sangalo, Mônica Iozzi, Fernanda Lima e Daniela Mercury utilizaram os perfis no Instagram para repudiar o vídeo machista.

Não é engraçado. É machismo. Misoginia. E vergonha. Muita vergonha. #MachismoNaCopa #NãoPassarão

Uma publicação compartilhada por bruna linzmeyer (@brunalinzmeyer) em

Não é engraçado. É machismo, misoginia e vergonha, muita vergonha. #MachismoNaCopa #NãoPassarão

Uma publicação compartilhada por Nathalia Dill (@nathaliadill) em

Ministério do Turismo condena assédio de brasileiros

O Ministério do Turismo condenou a atitude do grupo de brasileiros. Em nota, o Ministério afirma que o machismo e a misoginia não são aceitáveis sob nenhum aspecto, muito menos em um evento como a Copa do Mundo, realizado para “promover a integração entre povos e culturas do mundo todo”.

O ministério informa que nenhum dos homens envolvidos no episódio é servidor da pasta. O esclarecimento foi necessário após circular na internet boatos de que alguns dos homens identificados no vídeo trabalhariam no ministério e estariam viajando a trabalho, com dinheiro público. A embaixada brasileira na Rússia informou que recebeu, pela internet, manifestações informais de brasileiros que repudiaram o comportamento do grupo de torcedores.

 

 

Marcella Oliveira

Publicitária e redatora do portal BHaz.

[email protected]

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!