Fifa afirma que arbitragem de Brasil x Suíça foi correta; CBF cobra explicação

Reprodução/Twitter

O jogo entre Brasil e Suíça na estreia da seleção na Copa do Mundo da Rússia ainda renderá por mais um tempo. A partida desse domingo (17) terminou empatada em 1×1. A Seleção Brasileira reclama de um empurrão do jogador suíço Zuber em Miranda, que ocasionou o gol de empate da Suíça. A Fifa diz que não houve irregularidades.

De acordo com a Fifa, o árbitro mexicano Cesar Ramos acertou na estreia do Brasil na Copa. A entidade diz que não houve falta no zagueiro brasileiro. Porém, as imagens do lance foram repetidas no telão e a Fifa diz que o replay foi um erro por parte da organização.

Os árbitros presentes na cabine do VAR (Video Assistant Referee) analisam constantemente os lances das partidas, que chamam de checagem silenciosa. De acordo com os profissionais, nenhum deles achou que o lance do gol foi falta. Por isso, avisaram ao árbitro principal e disseram que o lance poderia seguir.

Após o jogo, Neymar criticou a arbitragem: “Achei falta. Passou o replay enquanto eles comemoravam o gol e acabaram não revendo. Mas não cabe a mim. Tem quatro profissionais vendo ali, como disseram em uma reunião com a gente. São quatro profissionais trabalhando para isso. Só temos que jogar futebol, não tem que se preocupar com eles. Se não fizeram o trabalho deles, problema deles”.

Agora, a CBF enviará uma carta à Comissão de Arbitragem da Fifa em repúdio à forma como esse lance foi conduzido. Para Tite, houve um empurrão claro no zagueiro brasileiro. “O lance do Miranda foi muito claro. E não estou justificando o resultado”, disse o técnico da Seleção após a partida.

Os jogadores do Brasil chegaram a reclamar antes do reinício da partida, porém, o árbitro preferiu seguir o jogo e manter o gol dos suíços. Outro lance foi uma jogada em que Gabriel Jesus pediu um pênalti. O atacante caiu dentro da área após choque com o zagueiro Akanji, mas a arbitragem entendeu como lance normal e o jogo seguiu.

A CBF agora quer entender quais são os critérios para o uso dos árbitros de vídeo. O recurso já foi utilizado em outras partidas e mudou o resultado de alguns jogos.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!