Presidenciáveis entram em campo para conquistar prefeitos mineiros

Presidenciáveis apresentam suas propostas nesta terça, no Congresso da AMM

Oito presidenciáveis antecipam, nesta terça (19), às 14 horas, suas propostas da futura campanha aos prefeitos mineiros, durante o 35º Congresso Mineiro dos Municípios, no Mineirão, promovido pela Associação Mineira dos Municípios (AMM). Por ser ano de sucessão, a disputa eleitoral dará espaço especial aos pré-candidatos à Presidência da República, que, além de apresentar as propostas, adiantarão como pretendem tratar o desenvolvimento dos municípios.

A AMM pretende obter a assinatura de um termo de compromisso com o municipalismo, em que cada um dos pré-candidatos se compromete a defender os interesses e a lutar pelo justo espaço dos municípios no bolo de arrecadação dos impostos em todo o Brasil.

“É a oportunidade dos pré-candidatos apresentarem suas propostas aos prefeitos, vereadores e, consequentemente, a todos os mineiros”, adiantou o presidente da AMM, prefeito de Moema (Oeste) e 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Julvan Lacerda.

A participação dos pré-candidatos será individual, seguindo ordem de sorteio feito pela AMM. Cada um terá cinco minutos para fazer uma apresentação geral. Em seguida, serão concedidos três minutos para responder a duas perguntas elaboradas pela equipe da assessoria técnica da Associação. Para finalizar, há, ainda, mais cinco minutos para as considerações finais.

O mediador do painel será o presidente da AMM, que conduzirá o fluxo entre as perguntas e as respostas. Não serão admitidas intervenções durante as apresentações. O público – prefeitos, vereadores, empresários, os pré-candidatos, entre outros – será apenas espectador durante as apresentações do painel.

Confirmaram presença, os presidenciáveis Álvaro Dias (Podemos), Paulo Rabello de Castro (PSC), Ciro Gomes (PDT), Guilherme Afif (PSD), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede), Henrique Meirelles (MDB) e, por último, será lida carta enviada pelo ex-presidente Lula com suas propostas.

Governo de Minas

No dia seguinte, os pré-candidatos ao Governo de Minas também terão espaço para apresentar as suas propostas no Congresso, a partir das 9 horas. Os postulantes terão 5 minutos para apresentação, responderão a 3 perguntas (que serão sorteadas na hora) com temas diversos do municipalismo e mais 5 minutos de considerações finais.

À exceção do governador e candidato à reeleição, Fernando Pimentel (PT), confirmaram presença os pré-candidatos Antônio Anastasia (PSDB), Márcio Lacerda (PSB), Rodrigo Pacheco (MDB), Dirlene Marques (PSOL), Romeu Zema (Partido Novo), Antônio Andrade (MDB) e João Batista dos Mares Guia (Rede).

O Congresso mineiro é o maior encontro municipalista do país e terá como tema, neste ano, “Cidades: é aqui que eu vivo! O município é de todos”, enfatizando a importância da gestão municipal para o cidadão e apresentando as melhores ferramentas e caminhos a seguir na gestão de uma administração eficaz.

(*) Jornalista político; leia mais no www.blogdoorion.com.br

Orion Teixeira[email protected]

Jornalista político, Orion Teixeira recorre à sua experiência, que inclui seis eleições presidenciais, seis estaduais e seis eleições municipais, e à cobertura do dia a dia para contar o que pensam e fazem os políticos, como agem, por que e pra quem.

É também autor do blog que leva seu nome (www.blogdoorion.com.br), comentarista político da TV Band Minas e da rádio Band News BH e apresentador do programa Pensamento Jurídico das TVs Justiça e Comunitária.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!