[Acelera Aí] Dia Mundial do Fusca será celebrado no domingo em shopping de BH

Encontro irá reunir fuscomaníacos no próximo domingo, em BH

Só mesmo ele, o Fusca, para ter um dia mundial, comemorado no próximo dia 22 de junho. A data marca a assinatura do contrato entre o engenheiro Ferdinand Porsche e o Conselho da Indústria Automotiva Alemã em 1934, que culminou no modelo que seria considerado o “Carro do Povo”.

Fuscas de várias idades estarão no encontro (Foto: Fuscaria BH/Divulgação)

Importações ocorreram de 1951 a 1959

No Brasil, o Besouro foi importado de 1951 a 1959, quando começou a ser fabricado pela Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) até 1986. Sete anos depois, o então presidente Itamar Franco pediu a volta do “Fuquinha”, que foi produzido até junho de 1996. O México foi o último país a montá-lo em série até 2013, na cidade de Puebla.

O Fusca merece comemorações por todos os cantos. Em Belo Horizonte, uma delas será durante o primeiro encontro anual da Fuscaria BH, uma das confrarias mais ativas de Minas, no próximo domingo, dia 24 de junho, a partir das 9 horas, no Power Shopping Centerminas, no bairro União.

E foi justamente no Dia Mundial do Fusca, um 22 de junho, quando o mecânico Rafael Filgueiras, o Fella, e seus amigos Roberto Paulo e Fernando Martins decidiram dar início às atividades da Fuscaria BH.

Outros clubes de Minas participam da celebração do Dia Mundial do Fusca em BH (Foto: Fuscaria BH/Divulgação)

Encontro fora do eixo

Este encontro promete ser um marco, pois a maioria dos eventos do gênero está concentrada no Rio e em São Paulo e agora Minas toma a frente ao realizar algo importante e de destaque.

Entre as atrações do evento estarão muitos exemplares da década de 50, que são o sonho de todo colecionador e proprietário de Fusca. Mas outros clubes tradicionais da região, tais como  Aircooled BH, Ratoramas,  Clube do Fusca,  Beer e Brother,  Kombi Clube BH, German Volks, Volks Club Nova Lima, Fusca Mania BH e Fuscarada metropolitana também foram convidados a se participar para garantir essa diversidade.

Contudo, o encontro de domingo não é a única oportunidade de o belo-horizontino apreciar os Besouros. O Fuscaria BH promove encontros de seus associados desde 2015. Todo mês, o parque Lagoa do Nado, na região da Pampulha, vira estacionamento para a paixão dessa turma animada. Há ainda encontros quinzenais próximos ao Aeroporto da Pampulha, onde é possível encontrar todo tipo de veículo da Volkswagen com motor refrigerado a ar e derivados do Fusca, tais como a Brasília e a Variant, além da Kombi.

Modelos “derivados”do Fusca também estarão à mostra (Foto: Fuscaria BH/Divulgação)

Paixão não tem preço

Só mesmo o tamanho do entusiasmo dos fãs de automóveis antigos é capaz de definir quanto custará levar essa paixão adiante. Um dos oito diretores do Fuscaria, o advogado Bernardo Fonseca entende que é possível se tornar colecionador sem investir muito. “De fato, existem algumas peças são mais em conta, mas um fator que pode influenciar no preço é o ano do Fusca”, afirma.

Para ele, quanto mais antigo, mais raro e mais difícil de encontrar peças. “Ainda mais se forem originais”, observa, sem deixar de frisar que o Fusca tem o melhor custo-benefício sobre a manutenção.

Como qualquer carro antigo, Fuscas requerem cuidados especiais. O melhor, garantem os colecionadores, é recorrer a especialistas. Fundador e presidente da confraria, Rafael Fella é dono de uma oficina especializada no Bairro Santa Mônica. Pegou emprestado o nome da Fuscaria para batizar seu negócio, oferecendo apoio técnico e mecânico aos aficionados, ligados ao grupo ou não.

 

SERVIÇO

O que: Projeto Feito em Casa recebe Fuscaria BH
Quando: 24 de Junho, a partir das 9 às 18 horas
Onde: Power Shopping Centerminas (Avenida Pastor Anselmo Silvestre,  1.495, União, Belo Horizonte), com entrada gratuita
Informações: (31) 3140-4195. Quem quiser participar do Fuscaria BH, basta acessar www.facebook.com/Fuscariabh ou mesmo no Instagram @Fuscariabh

 

Texto: Luís Otávio Pires, com colaboração de Robson Leite

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!