Pré-candidatos ao Governo de Minas disparam críticas contra atual gestão

Reprodução/AMM

O 35º Congresso Mineiro de Municípios reuniu, na manhã desta quarta-feira (20), os pré-candidatos ao Governo de Minas Gerais para debater propostas voltadas às cidades e à futura gestão do Estado. Em sua maior edição, o evento chega ao seu último dia, no estádio Mineirão, na região da Pampulha.

Os pré-candidatos ao Governo Antonio Andrade (MDB), Marcio Lacerda (PSB), Rodrigo Pacheco (DEM), Dirlene Marques (PSOL), Romeu Zema (Novo), João Batista dos Mares Guia (Rede) e Antonio Anastasia (PSDB) participaram do congresso. O atual governador Fernando Pimentel (PT) não compareceu ao evento e foi criticado por seus possíveis adversários nas próximas eleições.

A mesa foi conduzida da seguinte forma: cada candidato teve cinco minutos para fazer uma breve apresentação e, logo após, responderam a três perguntas sorteadas no momento do congresso. No fim, os pré-candidatos tiveram mais cinco minutos para fazer suas considerações finais.

Pré-candidatos

Romeu Zema

O candidato do partido Novo respondeu questões sobre soluções para a malha viária do Estado, o repasse de verbas para que as cidades mantenham o transporte de alunos da rede pública nas zonas rurais e, por último, a maior participação do governo em políticas assistenciais municipais. Logo após, o candidato conversou com a imprensa:

Antonio Andrade

As perguntas direcionadas ao candidato do MDB foram sobre políticas para a criação de emprego em Minas, a Lei Kandir e a redução da judicialização da Saúde no Estado. Em entrevista concedida após o evento, o pré-candidato, mesmo sendo vice de Pimentel (PT), foi crítico ao atual governo. Confira:

Marcio Lacerda

Durante o congresso, Lacerda, do PSB, precisou responder questões sobre o saneamento básico em Minas, o débito ambiental dos municípios e, também, propostas para garantir os repasses de ICMS e IPVA, sem atrasos, aos municípios. Veja a coletiva do candidato:

Antonio Anastasia

O candidato do PSDB no Estado respondeu questões sobre a redução do ICMS sobre o preço do combustível em Minas, a manutenção da Bolsa Verde – programa de recuperação do meio ambiente – e de políticas que valorizem a participação das mulheres na política. Em coletiva, após o congresso, o candidato também conversou com a imprensa:

Dirlene Marques

A psolista foi questionada durante o congresso sobre soluções para o déficit de moradia no Estado, a manutenção das rodovias mineira e propostas para ampliar o programa de liberdade assistida para crianças e adolescentes infratores. Logo após, a candidata do PSOL conversou com jornalistas:

João Batista dos Mares Guia

O representante do partido Rede respondeu à mesa sobre soluções para o repasse de verbas da Saúde aos municípios, maneiras de agilizar o licenciamento ambiental no Estado e o repasse de verbas de multas de trânsito às cidades. Confira a coletiva do candidato:

Rodrigo Pacheco

O candidato do DEM foi questionado sobre a Bolsa Reciclagem, deliberações da comissão bipartite e a regulamentação dos artigos de Cooperação Federativa e Regime de Colaboração no Estado. Após participar da mesa de debate, Pacheco cedeu entrevista à imprensa:

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!