Projeto que prevê revitalização da Casa do Jornalista será votado em assembleia

Casa do Jornalista está localizada no Centro de BH

O Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais apresenta na noite desta quarta-feira (20) um projeto de revitalização da Casa do Jornalista localizada no Centro de Belo Horizonte.

Ao Bhaz, Alessandra Melo, presidente do sindicato, afirmou que o projeto será colocado em votação para os profissionais da categoria. “Vamos consultar os jornalistas sindicalizados, pois não fazemos nada sem ouvir a opinião deles. Queremos ser democráticos”, disse.

Caso a obra seja aprovada o espaço cultural da casa será recuperado e modernizado. Com isso, o imóvel será preservado e haverá a construção de lojas em uma parte do imóvel que ajudará na sustentação financeira da entidade. Apesar da possível construção dessas lojas, Alessandra destaca a importância dos jornalistas sindicalizarem para as atividades continuarem sendo desenvolvidas.

Projeto que será colocado em votação durante assembleia (Divulgação/Sindicato dos Jornalistas)

O projeto também prevê a construção da “Travessia da Imprensa” que ligará a avenida Álvares Cabral à rua Espírito Santo. Sobre os recursos para a realização da obra, Alessandra conta que no ano passado uma parte foi obtida e que novas propostas estão em mãos e serão debatidas caso a obra seja aprovada. “Esta obra foi pensada para ser econômica e por isso sem valores altos”, destaca Alessandra.

Sobre a dificuldade financeira enfrentada pelo sindicato, Alessandra novamente enfatiza a importância dos profissionais se sindicalizarem, pois a contribuição sindical corresponde a 70% do orçamento. De março até junho o sindicato contabilizou 565 jornalistas em dia, no entanto o número é insuficiente para a sobrevivência.

Com a reforma trabalhista, aprovada em novembro de 2017, a contribuição sindical foi extinta e isso fez com que diversas entidades encontrassem ainda mais dificuldades para manter.

Contribuição autorizada na Bahia

Apesar da extinção da contribuição, um desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região determinou que 12 empresas da Bahia descontem um dia de serviço para ser repassado ao Sindicato dos Empregados no Comércio de Feira de Santana.

A justificativa do sindicato para conseguir o recolhimento foi de que a contribuição é necessária para garantir a sobrevivência. O desconto passará a valer a partir do mês de março mesmo que o funcionário não concorde. Caso seja descumprida a determinação, será aplicada uma multa de R$ 500 a R$ 15 mil.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!