[Acelera Aí] Andamos no sedã Fiat Cronos na versão Precision 1.8 com câmbio manual

Sedã tem design moderno e amplo espaço interno

Derivado do hacth Argo, o Fiat Cronos chega para encarar concorrente de peso, como o VW Virtus. Andamos na versão Precision com motor 1.8 e câmbio manual de cinco marchas. Na lista de atrativos, está o amplo espaço interno para pessoas e bagagens, as linhas bem equilibradas da carroceria e itens interessantes, como airbags laterais, sensor de pressão de pneus e sistema multimídia Uconnect 7.

Assim como acontece com o hatch Argo, o design do Cronos é um de seus principais pontos positivos. Mas, ao contrário de alguns modelos, a frente do sedã é um pouco diferente: o capô tem dois vincos marcantes a mais e avança um pouco mais na dianteira (deixando a frente mais “focinhuda”), a grade tem formato de ondas, a tomada de ar na parte de baixo tem desenho diferente e os faróis de neblina estão em outra posição. Na lateral, destaque para os vincos superiores e inferiores, os retrovisores com repetidores de sete e as elegantes rodas de liga de 17 polegadas (opcionais). Na traseira, chamam a atenção o desenho arrojado das lanternas com luzes de LED e a parte inferior que abriga refletores e é pintada na cor preta, que faz com que a traseira pareça mais elevada.

Internamente, o Cronos tem como um dos pontos positivos principais o amplo espaço interno. O banco traseiro acomoda bem dois adultos de estatura elevada nas laterais e uma criança no centro, com conforto e segurança (existem apoios de cabeça e cintos de três pontos para todos os ocupantes e sistema Isofix para fixação de cadeiras infantis). O porta-malas pode levar uma “pequena mudança” com os seus 525 litros de capacidade. Assim como o Argo, o acabamento também é de bom nível. Aliás, o painel é o mesmo da hatch, mas a faixa central tem uma cor diferente (vinho).

Nos pacotes de itens de conforto e segurança, vale destacar o sistema multimídia Uconnect com tela sensível ao toque de sete polegadas e compatível com Apple CarPlay e Android Auto, com acesso ao Waze e WhatsApp e a segunda porta USB (voltada para os passageiros traseiros); os airbags laterais dianteiros, o sistema de monitoramento da pressão dos pneus, o sistema start/stop (que desliga o motor durante as paradas para economizar combustível), controles de tração e estabilidade e o assistente de partida em rampa, ajudando o motorista a arrancar principalmente naquelas subidas mais íngremes.

 

A posição de dirigir é boa e fácil de ser encontrada. A assistência elétrica está bem calibrada e o volante tem boa pega e abriga os principais comandos, incluindo os do sistema multimídia. A tela TFT de 3,5 polegadas e alta resolução do painel de instrumentos possibilita uma boa visualização, principalmente das informações do computador de bordo. A câmera de ré com sensor de estacionamento traz segurança nas manobras em marcha à ré. A suspensão equilibra bem conforto e estabilidade, mas o perfil mais baixo dos pneus acaba transferindo um pouco as imperfeições do piso.

O motor 1.8 tem concepção um pouco ultrapassada (com bloco em ferro e comando de válvulas simples, sem variação), mas proporciona bom fôlego, que, por outro lado, somente aparece com vigor nas rotações um pouco mais altas. As acelerações e retomadas são satisfatórias. O câmbio manual de cinco marchas tem engates precisos e macios, mas merecia uma marcha a mais. O consumo registrado no computador de bordo (com gasolina, ar ligado e apenas o motorista) foi razoável para um motor que não usa nem turbo e nem injeção direta: médias de 10,8km/l na cidade e de cerca de 13,2km/l na estrada.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, 1.747cm³ de cilindrada, que rende potências de 135cv (gasolina) e 139cv (etanol) ambos a 5.750rpm e torques de 18,8kgfm (gasolina) e 19,3kgfm (etanol) ambos a 3.750rpm

Câmbio – Tração dianteira e câmbio manual de cinco velocidades

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção

Freios – A disco ventilado na dianteira e tambor na traseira

Direção – Assistência elétrica

Rodas e pneus – De liga leve de 17 polegadas, calçadas com pneus 205/45 R17

Dimensões – Comprimento, 4,36m; largura, 1,72m; altura, 1,51m; e entre-eixos, 2,52m

Tanque – 48 litros

Porta-malas – 525 litros

Peso – 1.248 quilos

Principais equipamentos de série – Ar condicionado, direção elétrica, vidros elétricos, trava elétrica, computador de bordo, volante multifuncional, sistema Isofix, monitoramento da pressão dos pneus, sinalizador de frenagem de emergência, coluna de direção regulável em altura, sistema multimídia Uconnect Touch com tela de sete polegadas, faróis de neblina, rodas de liga leve de 16 polegadas, câmera de ré, sensor de estacionamento, alarme, controles de tração e estabilidade e assistente de partida em subida.

Opcionais – Airbags laterais dianteiros, câmera de ré com linhas dinâmicas, display TFT de sete polegadas e alta resolução no painel de instrumentos, ar-condicionado automático digital, espelho retrovisor interno com sensor de ofuscamento, espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico e puddle lamps, Keyless Entry’N’ Go, sensor de chuva, sensor de luminosidade, bancos em couro, maçanetas e frisos das portas cromados e rodas de liga leve de 17 polegadas.

Preço – R$ 63.990. Completo, com todos os opcionais (incluindo pintura perolizada), sobe para R$ 76.820.

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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