Rotativo Digital é regulamentado; vagas ainda seguem sem fiscalização

Divino Advincula/PBH

O decreto que regulamenta o Estacionamento Rotativo Digital em Belo Horizonte foi publicado na edição desta quinta-feira (21) do Diário Oficial do Município (DOM). Assinado pelo prefeito Alexandre Kalil (PHS), o documento estabelece que a BHTrans realizará a implantação, manutenção e fiscalização das vagas espalhadas pela cidade.

A empresa que gerencia o trânsito na capital contará com o auxílio da Guarda Municipal e da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) para fiscalizar o uso das vagas. Para orientar os motoristas sobre o tempo máximo permitido, assim como a necessidade de utilizar os créditos obrigatórios e os dias e horários permitidos, serão colocadas placas nas áreas do rotativo.

Quem desejar estacionar nas vagas precisará comprar créditos eletrônicos que serão vendidos no aplicativo e nas bancas de jornais. Os locais credenciados para venda serão disponibilizados pela BHTrans no site da prefeitura e no app.

Ao Bhaz, a BHTrans informou que ainda não há data para lançamento da plataforma. “Está sendo antecipado a parte dos processos burocráticos. Assim como o aplicativo, os créditos não estão disponíveis. Daqui algumas semanas entraremos na parte estrutural”, afirmou a assessoria.

Quando a fiscalização estiver acontecendo, os proprietários que estacionarem em desacordo às normas serão multados. Sobre os talões do rotativo, a BHTrans afirmou que eles valerão por 60 dias. “Algumas pessoas compraram muitos talões e por isso vamos dar um tempo para eles serem utilizados”, destacou.

Apesar da fiscalização estar suspensa, é pedido que os motoristas respeitem o tempo de uso para que assim todos possam usufruir das vagas. “Independentemente da fiscalização, é preciso respeitar o tempo previsto. Se todo mundo respeitasse, o rotativo nem precisaria ser cobrado”, afirma.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!