Feira de agricultura familiar será montada na Assembleia com produtos in natura e processados

Nesta terça-feira (26), quem se animar a visitar a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) terá a oportunidade de levar para casa quitandas, queijos, geleias, frutas e hortaliças direto da roça. Isso porque será realizada, das 9 às 18 h, a Feira da Agricultura Familiar, evento que marcará a Semana da Gastronomia Mineira. Os produtos estarão expostos no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira.

A feira é preparada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG), com o apoio do Legislativo estadual. No mesmo espaço onde serão montadas as 27 barracas, será realizada também a solenidade oficial de abertura, às 9h30.

Além dos produtos in natura, haverá ainda a comercialização de produtos processados e de artesanato. Os produtores são provenientes das regiões Central (Betim, Congonhas, Mario Campos, Itaguara, Sabará, Ritápolis, São João del-Rei, São Gonçalo do Rio Abaixo, Ouro Preto, Itabirito e Belo Vale); Centro-Oeste (Divinópolis e Itapecerica); Norte (Montes Claros) e Sul (Campestre e Nepomuceno).

A semana

Além da feira, a programação da Semana da Gastronomia Mineira, organizada pelo Instituto Eduardo Frieiro, terá oficinas, palestras, demonstrações culinárias e entregas de prêmios, entre outras atividades, até 1º de julho.

Os interessados em participar das ações de capacitação, que serão promovidas desta segunda (25) a sexta-feira (29),  no Mercado Central de Belo Horizonte, poderão se inscrever pelo telefone (31) 3786-5747; pelo e-mail, [email protected], ou presencialmente na Cozinha Escola Mineiraria, no próprio mercado. As temáticas e atividades buscam prestigiar os ingredientes considerados emblemáticos na culinária de Minas.

Nove restaurantes elaborarão ainda pratos exclusivos, fundamentados na história, geografia, tradições e na diversidade da gastronomia do estado. O objetivo do evento é resgatar os valores sobre a forma de comer do mineiro, explorar o potencial turístico e a geração de renda, além de fortalecer sua identidade.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!