Menina tem cabelo cortado e alisado à força; mãe desabafa e viraliza

Uma publicação envolvendo uma criança negra tem revoltado a internet desde a última segunda-feira (2). Fernanda Taysa, mãe de Bella, de apenas 6 anos, contou em seu Facebook, que a filha, ao passar um fim de semana na casa do pai, retornou com os cabelos cortados e alisados. Tudo ocorreu sem a autorização de nenhum dos responsáveis pela garota.  O caso ocorreu em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.

Ainda segundo o relato, a responsável pela ação teria sido a madrasta da criança, que em outra situação já havia pedido a Bella que prendesse o cabelo e não o usasse solto. Na postagem foram anexadas fotos que mostram o antes e depois da criança, bem como a tristeza da mesma com a situação. O post da mãe já passa de 103 mil compartilhamentos e 333 mil reações.

Bella possui uma página no Facebook e no Instagram @dicas_da_bella, onde publica fotos demonstrando emponderamento e representatividade.

Confira a postagem completa:

Alguns internautas criaram uma campanha na redes sociais da mãe da criança, postando o mesmo texto em diversas publicações. O texto cita o item 129 do Código Penal, que trata de lesão corporal. Ainda segundo o texto, ” o corte de cabelo sem autorização da vítima pode ocasionar, dependendo do motivo crime de lesão corporal ou se tenha intenção de envergonhar a vítima, se enquadra em injúria real (art. 140, parágrafo segundo CP)”.

O perfil do pai da criança tem recebido duras críticas e vem sendo alvo de pessoas de diferentes partes do Brasil. A atriz Samara Felipo, que compartilha as vivências com as duas filhas negras, publicou um texto em apoio à garota e à mãe dela. Veja abaixo:

Passei o dia recebendo essa notícia! Fiquei tão down que não sei nem direito como me posicionar. Foram milhares de pessoas me enviando, elas sabem da minha luta. Eu agradeço a cumplicidade e a empatia. Sabem tudo que fiz e faço para minhas meninas amarem seus cachos. Todo meu cuidado e atenção principalmente em levar isso as milhares de mães e meninas que ainda sofrem com esse racismo criminoso. Ninguém tem o direito de violar a identidade negra de uma criança, seu cabelo é sua força, sua raiz, seu poder, é resistir a esse mundinho doente cheio de padrões de bosta. O que essa mulher e esse pai fizeram é de uma crueldade sem fim. Vendo o IG da @dicas_da_bella , é nítido que ela ama o cabelo, é nítido que ela é empoderada e se ama do jeitinho que é. E ostenta isso com orgulho, e inspira muitas meninas negras, cacheadas. Isso é racismo. Isso é um crime. Isso é não dar escolha. É alimentar o preconceito. Bella você é linda e esses cachos vão florescer mais fortes ainda. Mãe da Bella todo meu apoio e aliança. Estamos juntas e continuemos resistindo. ✊?Parabéns por se posicionar? #racismo #chega #representatividadenegra #cacheadas #crespas #bella #resistencia

Uma publicação compartilhada por Samara Felippo (@sfelippo) em

Eliza Dinah

Jornalista e redatora do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!