Mergulhador morre sem oxigênio ao voltar de caverna; 12 crianças presas no local

Reprodução/MirrorUK

Autoridades tailandesas confirmaram nesta sexta-feira (6) a morte de um mergulhador das equipes que tentam resgatar 12 crianças e um adulto presos em uma caverna no norte do país. O grupo está isolado desde o dia 23 de junho, quando entraram no local para fugir de uma tempestade. A chuva inundou a área e eles não conseguiram mais sair. Mergulhadores ingleses os encontraram no dia 2 de julho. Pelo menos mil pessoas trabalham para tentar salvá-los.

O mergulhador tinha 38 anos e era sargento da reserva da marinha tailandesa. Ele se voluntariou para a operação. Saman Kunan teria perdido a consciência após ficar sem ar, por volta das 2h desta sexta no horário local. As informações dão conta de que ele retornava da caverna depois de deixar tanques de oxigênio em um posto mais próximo do grupo. O nível de oxigênio onde o técnico e os garotos estão caiu para 15%, 7% a menos do que o normal.

Saman Kanun era voluntário e morreu nesta sexta (Reprodução/Mirror.UK)

“Um ex-mergulhador da marinha que se ofereceu para ajudar morreu nesta madrugada por volta das 2h”, contou o vice-governador da província de Chiang Rai, Passakorn Boonyaluck, a jornalistas, informa a BBC. “Seu trabalho era entregar oxigênio. Ele não teve o suficiente no caminho de volta”, completou Boonyaluck. A morte dele foi um duro golpe para a equipe.

Outro mergulhador que acompanhava Kunan tentou ajudá-lo. Técnicas de reanimação chegaram a ser aplicadas, mas o homem não resistiu. Por meio das redes sociais, membros da marinha homenagearam o ex-colega que era considerado “habilidoso e talentoso”. “Que você descanse em paz e nós realizaremos esta missão como você desejou”, diz o fim do texto. Kunan saiu da marinha em 2006 para trabalhar no aeroporto de Suvarnabhumi, em Bancoc.

Meninos presos em caverna com técnico tê entre 11 e 16 anos (Reprodução/Xinhua/Barcroft Media)

Agora, as equipes estudam a melhor forma de resgatar o grupo, que ficou cerca de nove dias sem comer. Existe a possibilidade de que o nível da água suba ainda mais com o retorno das chuvas ainda nesta sexta. Um mergulhador experimente leva cinco horas para ir do local em que os presos estão até a saída da caverna. Muitos dos trechos têm passagens estreitas e sob a água. Máquinas drenam a água em uma tentativa de que as crianças não precisem mergulhas, ou mergulhem por pouco tempo, para sair do local. Algumas delas não sabem nadar e têm recebido aulas de mergulho. Um médico e um psicólogo acompanham a situação de perto.

De acordo com a CNN, dois garotos e o técnico, de 25 anos, estão debilitados e exaustos pela desnutrição e não conseguem deixar o local por enquanto. Caso o nível da água suba, as autoridades podem aplicar técnicas de resgate que envolvem helicópteros. No entanto, há a preocupação de que nenhuma ação seja realizada precipitadamente.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!