Educação em MG está com as atividades paralisadas por falta de pagamento

Professores já fizeram “varal dos endividados”

Servidores da educação estão com as atividades paralisadas a partir desta segunda-feira (9) após o não pagamento do salário dos servidores no quinto dia útil.

A categoria havia encaminhado ao governador Fernando Pimentel (PT) uma notificação informando que essa decisão foi votada no 11º Congresso Estadual realizado de 31 de maio a 3 de junho.

“Sem salário, sem trabalho” é o lema trabalhado pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) e que vem mobilizando a categoria desde abril, quando iniciou o estado de greve.

Para obrigar o governo a efetuar os pagamentos na data correta, foi ajuizada uma ação obrigando que o pagamento aconteça no quinto dia útil. Apesar disso, ainda não há decisão definitiva da Justiça.

(Divulgação/Sind-UTE/MG)

Escala definida

A escala de pagamento dos servidores referentes ao mês de junho foi divulgada pelo governo de Minas Gerais na última sexta-feira (6). Os vencimentos devem ser depositados nos dias 13, 25 e 31 de julho.

Os valores pagos nas duas parcelas será de até R$ 1,5 mil, enquanto na última serão depositados os valores que faltarem.

A crise financeira enfrentada pelo governo mineiro faz com que desde fevereiro de 2016 aconteça o parcelamento dos salários em três parcelas para aqueles que recebem até R$ 3 mil.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!