CCBB recebe espetáculo infantil de hip hop que aborda diversidade

Com mais de 15 anos de trajetória e 20 mil espectadores desde sua criação, a Cia. Fusion de Danças Urbanas experimenta, pela primeira vez, um conjunto de apresentações voltado para as crianças. Mexerica é o nome do novo espetáculo, que aborda a diversidade, o respeito às diferenças e à amizade.  A temporada de abertura vai de 12 a 29 de julho, sempre das quintas aos domingos, no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB-BH). Os ingressos custam R$ 20.

Vertentes como locking, hip hop dance, breaking e house dance compõem a coreografia, executada pelos sete integrantes da companhia que assumem o papel dos personagens da história, animais da cidade e do campo. A trama é protagonizada pela gata Mexerica, e mostra as transformações em seus caminhos por meio de encontros com outros bichos, como um joão-de-barro B-boy, uma coelha surda, cachorros de rua e outros gatos.

Mexerica – 21-06-18 ©Pablo Bernardo

As descobertas, provenientes da convivência com as diferenças de cada um deles, permitem o aprendizado e a evolução na experiência de vida da protagonista. O caráter agregador do movimento hip hop, que também é uma ferramenta de resistência e de representatividade, convida as crianças a refletirem sobre a diversidade.

Mexerica é o primeiro projeto da companhia que conta com trilha sonora integralmente original, resultante de um processo desenvolvido ao longo da carreira do grupo, em que a criação musical ganhou cada vez mais espaço. Elaborada pelos artistas e irmãos Isadora Rodrigues e Matheus Rodrigues, parceiros da Cia. Fusion de Danças Urbanas desde 2013, a nova trilha combina ritmos urbanos e africanos, tais como o breakbeat, o funk e o afro-house, a instrumentos tradicionais em Minas Gerais como a viola caipira e a melodias que remetem mais diretamente ao universo infantil.

Além de faixas instrumentais, a canção também é contemplada nesse e em outros espetáculos, com letras que ampliam as possibilidades interpretativas apresentadas pelos corpos em movimento.

Mexerica – CiaFusion – 06-06-18 ©Pablo Bernardo

A composição feita para a cena em que a gata Mexerica conhece a coelha é um exemplo de como os versos expandem as mensagens transmitidas pela dança. A canção discute a importância da inclusão ao mostrar que é natural encontrar as mais variadas características nas pessoas e nos animais. A letra explica, ainda, que uma forma de se comunicar com os surdos é a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), utilizada no espetáculo como recurso coreográfico. Todos os personagens “dançam” uma tradução da letra em português para LIBRAS, e ensinam sinais que permitem que as crianças se aproximem de pessoas surdas, muitas vezes excluídas socialmente pela barreira da linguagem.

Serviço

Espetáculo Mexerica, da Cia. Fusion de Danças Urbanas

Onde? Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB-BH)

Quando? De 12 a 29 de julho, das quintas aos domingos. Quintas e sextas-feiras às 16h. Sábados e domingos: sessões duplas, com apresentações às 11h e às 16h.

Quanto? R$20,00 (entrada inteira)

Classificação? livre

*Excepcionalmente, no dia 15 de julho, final da Copa do Mundo, não haverá sessão

Eliza Dinah

Jornalista e redatora do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!