Pra quem gosta de ler! 3 em 1: cartões postais, xilografia e belos textos

No próximo sábado (14), de 16h às 21h, o escritor Pedro Muriel e o artista plástico J. Borges lançam o livro Jota Pedro Muriel Borges: Numa Esquina dos Trópicos. Feito a quatro mãos, o livro traz texto de Pedro Muriel com ilustrações de J.Borges, uma dupla perfeita.

“Numa Esquina dos Trópicos” foi pensado e desenvolvido como um livro-objeto. O conteúdo desta caixa reúne em seu projeto editorial, um acervo exclusivo de xilogravuras de J. Borges e textos originais de Pedro Muriel, apresentados em 41 cartões-poema. Também acompanham a publicação um cartão prefácio e um cartão ficha técnica/catalográfica.

Sobre os autores

Pedro Muriel é belo-horizontino e seu trabalho autoral, este é seu segundo livro, envolve narrativas de sua experiência cotidiana. Formado em relações internacionais, sua atuação profissional pode ser definida como um território de trocas culturais e diversidades, incluindo importantes temas como a acessibilidade, os direitos humanos, a literatura e a arte. Além de escritor é palestrantes e um lutador incansável pela acessibilidade.

Pedro Muriel é, (peço licença ao escritor Euclides da Cunha, para usar sua frase ícone), “antes de tudo um forte”. Desde a adolescência, trava árdua batalha contra uma doença progressiva. Às vezes, baixa a guarda, mas na maioria do tempo está firme e nada impede que ele realize seus sonhos, como formar-se em Relações Internacionais, viajar, andar de barco (mesmo tendo de usar um respiradouro), lutar pelo direito à acessibilidade e inclusão e editar um livro. É na literatura, que se liberta, segundo ele, de suas amarras.

José Francisco Borges, mais conhecido como J. Borges é um dos mestres do cordel e o xilogravurista brasileiro mais reconhecido no mundo. Dentre algumas de suas premiações, J. Borges possui a comenda da Ordem do Mérito Cultural, oferecida pelo Ministério da Cultura do Brasil; o título de patrimônio vivo do Estado de Pernambuco e o prêmio Ação Educativa/Cultural oferecido pela UNESCO. Pelo reconhecimento de seu trabalho, J. Borges foi um dos artistas escolhidos para ilustrar o Calendário Anual das Nações Unidas no ano de 2002.

“… Se tem dúvida, chora um rio, um mar, e aprende um novo modo de navegar. Se tem dúvida, invente asas, um voo e pegue estrelas do céu para colecionar.

É tempo de sair dos escombros, olhar o sol pulando nos ombros e caminhar.” Poema “Invente Asas” do livro “Numa Esquina dos Trópicos”.

O livro foi editado pela Editora Halt, tem 90 páginas e custa R$ 30,00.

Serviço

Lançamento do livro “Numa Esquina dos Trópicos”

Quanto? Sábado, 14 de julho de 16h às 21h

Onde? Rua Francisco Deslandes, 971 – 3º andar

Eliza Dinah

Jornalista e redatora do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!