Home Notícias BH Abaixo de zero! BH tem sensação de -2ºC nesta quinta; frio deve continuar na capital

Abaixo de zero! BH tem sensação de -2ºC nesta quinta; frio deve continuar na capital

A manhã desta quinta-feira (12) foi gelada para aqueles que moram na região Centro-Sul de Belo Horizonte. A sensação térmica no ponto mais alto da capital mineira chegou a – 2ºC, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Ao Bhaz, o meteorologista Cléber Souza disse que a velocidade dos ventos foram determinantes para a sensação ser abaixo de zero. “Os ventos neste ponto da cidade chegaram a 40 km/h e isso favoreceu para que a sensação de frio aumentasse ainda mais”, disse. Nesta região a temperatura no começo do dia foi de 9,9ºC. Já em outros pontos de BH o frio não foi tão severo. Na Pampulha os termômetros marcaram 12,7ºC com sensação de 5ºC.

No período da noite o frio deve continuar devido a chegada de uma massa de ar frio e seca. “Esse tipo de massa de ar não favorece a formação de nuvens e com isso é descartado a possibilidade de chuvas”, disse.

A sensação térmica é a forma como o corpo sente a temperatura do ar. “Da mesma forma que no verão temos o índice de calor, com a chegada do inverno é a sensação térmica”, disse. Ainda explicando o que é a sensação tão dita nos dias frios, Cléber explica como é calculada: “fazemos a junção da temperatura somada com a velocidade do vento”, disse.

Para entender mais sobre a sensação térmica, clique aqui.

Vitor Fórneas

Vitor Fórneas

Jornalista no Portal Bhaz

Comentários