Canabidiol será usado para conter convulsões em crianças no Leste de Minas

Imagem ilustrativa de um medicamento à base de canabidiol usado para controlar crises epiléticas

Três crianças de Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais, receberão do governo do Estado um medicamento que contém Canabidiol para tratamento contra epilepsia. O Hemp Oil (RSHO) foi conseguido após o Ministério Público mineiro (MPMG) acatar o pedido dos pais.

Os familiares alegaram que durante o dia as crianças tinham convulsões de difícil controle ou encefalopatia epilética e que isso vinha causando danos no desenvolvimento delas. O uso do Canabidiol foi pedido após as crianças serem submetidas a terapias e tratamentos que tinham como objetivo controlar as crises, porém sem sucesso.

Laudos de médicos habilitados demonstraram que nenhum produto registrado no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) poderia conter as crises. Por conta disso, o MPMG ajuizou Ações Civis Públicas obrigando o governo mineiro a fornecer e custear o Canabidiol aos pacientes.

Para garantir a compra e fornecimento do medicamento a Justiça determinou o bloqueio dos valores nas conta do Estado. O Canabidiol é indicado para o tratamento de doenças neurológicas graves, como a epilepsia, reduzindo o número e a intensidade das crises epiléticas.

Conforme o MPMG, o acesso ao medicamento vai garantir que as crianças não sofram danos irreparáveis à saúde, e consequentemente, que tenham melhor qualidade de vida.

Com MPMG

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!