Home Notícias Minas Gerais Canabidiol será usado para conter convulsões em crianças no Leste de Minas

Canabidiol será usado para conter convulsões em crianças no Leste de Minas

Três crianças de Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais, receberão do governo do Estado um medicamento que contém Canabidiol para tratamento contra epilepsia. O Hemp Oil (RSHO) foi conseguido após o Ministério Público mineiro (MPMG) acatar o pedido dos pais.

Os familiares alegaram que durante o dia as crianças tinham convulsões de difícil controle ou encefalopatia epilética e que isso vinha causando danos no desenvolvimento delas. O uso do Canabidiol foi pedido após as crianças serem submetidas a terapias e tratamentos que tinham como objetivo controlar as crises, porém sem sucesso.

Laudos de médicos habilitados demonstraram que nenhum produto registrado no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) poderia conter as crises. Por conta disso, o MPMG ajuizou Ações Civis Públicas obrigando o governo mineiro a fornecer e custear o Canabidiol aos pacientes.

Para garantir a compra e fornecimento do medicamento a Justiça determinou o bloqueio dos valores nas conta do Estado. O Canabidiol é indicado para o tratamento de doenças neurológicas graves, como a epilepsia, reduzindo o número e a intensidade das crises epiléticas.

Conforme o MPMG, o acesso ao medicamento vai garantir que as crianças não sofram danos irreparáveis à saúde, e consequentemente, que tenham melhor qualidade de vida.

Com MPMG

Vitor Fórneas

Vitor Fórneas

Jornalista no Portal Bhaz

Comentários