Home Guia Bhaz Exposição “Arterial” revela a beleza oculta da medicina laboratorial

Exposição “Arterial” revela a beleza oculta da medicina laboratorial

Será aberta no dia 18 de julho, no Museu Inimá de Paula, a exposição ARTErial, que visa revelar a beleza da medicina laboratorial, vista através das lentes do microscópio. A mostra reunirá obras de 12 artistas plásticos, além de um acervo fotográfico e instalações audiovisuais, que permitirão ao visitante vivenciar um pouco dessa temática  de uma forma lúdica, sensorial e educativa.

A mostra ARTErial faz parte das comemorações dos 60 anos do Laboratório Lustosa e busca aproximar as pessoas de elementos invisíveis e fascinantes, além de alertar sobre a importância de se manter uma atenção constante à saúde. “Queremos reforçar o nosso compromisso com a sociedade e o bem estar das pessoas, além de aproveitar a oportunidade para trazer conhecimento sobre o tema de forma lúdica e artística”, destaca a presidente da empresa, a médica Eliane Lustosa.

A mostra traz um recorte sobre o principal material usado na análise clínica: o sangue. Os 12 artistas selecionados por um edital, tiveram como desafio criar algo a partir de um olhar diferenciado sobre a patologia clínica. “O sangue, as células e as suas estruturas geram, a partir de um olhar microscópico, padrões estéticos muito ricos e de interesse científico. Mais do que uma exposição, será uma experiência positiva e interativa”, destaca a coordenadora de marketing do laboratório, Fernanda Januzzi.

Na instalação audiovisual, será feita uma imersão no sistema circulatório,  como acontece dentro do corpo, para mostrar artisticamente os elementos e suas funções, como por exemplo o sistema de defesa. A VJ Dani Fahur produziu um vídeo que será reproduzido em um dos ambientes, que mostra o fluxo sanguíneo e sua atuação com agentes causadores de doenças em cenas sincronizadas com a música, para fazer um espetáculo único.

Já a mostra fotográfica contemplará 10 imagens da coleção “O Fascinante Mundo Microscópico”, produzida sob a coordenação da professora Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Rossana Melo em 25 anos de estudos sobre os mecanismos celulares envolvidos em inflamações e em doenças infecciosas. As fotos foram obtidas com microscópio eletrônico, e as imagens são baseadas em pesquisas realizadas no Laboratório de Biologia Celular do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF.

Este universo microscópico também poderá ser visto ao vivo em lâminas do acervo laminotécnico do Laboratório Lustosa.

Após a exposição, as obras selecionadas em edital percorrerão as unidades do Lustosa durante os anos de 2018 e 2019.

Serviço

Exposição ARTErial

Quando? 18 de julho a 17 de agosto

Horário? Terça, quarta, sexta e sábado, de 10h às 18h30; Quinta, de 12h às 20h30; Domingo e feriados, de 10h às 16h30

Onde? Museu Inimá de Paula (rua da Bahia, 1.201 – Centro)

Quanto? Entrada gratuita

Eliza Dinah

Jornalista e redatora do portal Bhaz

Comentários

Carregar mais em Guia Bhaz