Home Notícias BH Homem se joga nos trilhos do metrô de BH; vagões ficaram parados

Homem se joga nos trilhos do metrô de BH; vagões ficaram parados

Um homem cuja identidade não foi divulgada morreu depois de se jogar nos trilhos do metrô de Belo Horizonte, na Estação Central, nesta sexta-feira (13). A ocorrência foi registrada por volta de 12h30.

De acordo com a Polícia Militar (PM), policiais estão no local aguardando a chegada da perícia. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que o metrô já voltou a funcionar normalmente. Por meio das redes sociais, internautas de diferentes partes da capital repercutem a morte do homem.

Dados alarmantes

No Brasil, são 8 mil casos de suicídio por ano, uma média de 24 casos por dia, de acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS). Somente em Belo Horizonte, em um levantamento feito pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), foram 137 casos de suicídio em 2013. Contagem contabiliza 23 no mesmo período.

De acordo com a ONG Centro de Valorização da Vida (CVV), que é especializada no atendimento a pessoas com propensão ao suicídio, na faixa etária de 15 a 29 anos, o suicídio é um fenômeno preocupante, sendo a segunda causa de mortes mais recorrentes entre os jovens.

Apesar de ser considerado problema de saúde pública, o autoextermínio não é tratado com a devida importância e responsabilidade que merece. “É um assunto que precisa ser falado [o suicídio], mas falado com responsabilidade. Além de falar, é preciso escutar as pessoas que de alguma forma demonstram tendências a se matar. Não ter preconceito e não menosprezar o que a pessoa sente ou demonstra e oferecer acolhimento pode ser uma nova oportunidade de vida”, disse o psicólogo e psicanalista mineiro Eduardo Lucas Andrade.

Ajuda

O Centro de Valorização da Vida (CVV) também ajuda com suporte a pessoas que precisem. Você pode entrar em contato pelo número 141 ou pelo site da CVV, o atendimento é feito via chat, e-mail, Skype, 24 horas por dia. Tudo feito sob sigilo.

Comentários

Carregar mais em BH