Denúncia de exploração irregular de minério na Serra do Curral será investigada por CPI

A atividades de exploração de minério na Serra do Curral será investigada pelos vereadores de Belo Horizonte. Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi aberta nesta quinta-feira (12), após a 30 assinaturas, e possibilitará os trabalhos dos parlamentares sobre a atuação da Empresa Mineradora Pau Branco (Empabra).

As denúncias apresentadas pelos vereadores apontam que a empresa vem destruindo o patrimônio ecológico e cultural da capital mineira a partir das escavações das encostas e picos sem a autorização dos governos municipal e estadual.

Outro ponto questionado é o fato de não terem sido apresentados estudos prévios de impacto ambiental. “A atividade já consumiu três quartos da Serra do Curral. Fizeram uma cratera em uma área que era preservada. Estão destruindo nossa serra sem nenhuma autorização”, disse o vereador Gilson Reis (PCdoB).

Retrocessos na recuperação da área, que já está devastada por minerações anteriores, invasão de zonas de amortecimento de áreas de proteção e cortes feitos no topo da serra, proibidos pela legislação federal, e alertas sobre os riscos de desmoronamentos no local também foram destacadas pelo parlamentar denunciante.

No mês de maio, uma visita técnica foi feita ao local e, de acordo com o vereador Gabriel Azevedo (PHS), o poder público ainda não tomou nenhuma atitude, mesmo tendo prometido providências imediatas. “É muito importante chamar a atenção sobre a gravidade do que está sendo feito na Serra do Curral”, ponderou.

As atividades da Empabra, segundo o denunciante, teriam como pretexto o cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que permitiu a extração de minério fino para financiar a recuperação da área. No entanto, suspeita-se que a mineração que vem sendo praticada é mais profunda e supera o volume acordado.

Com CMBH

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!