Livro mostra fotografias clássicas de BH nas décadas de 1930 e 1960

Foi lançado nessa terça-feira (17), no Museu Histórico Abílio Barreto, o livro do fotógrafo Wilson Baptista (1913-2014) com 115 fotografias que revivem a memória da cidade de Belo Horizonte, entre as décadas de 1930 e 1960. O acervo do profissional conta com mais de 30 mil negativos mostrando o cotidiano da época.

O olhar de Baptista revela momentos que definem a capital mineira como ela é hoje. O livro “Wilson Baptista: urbano fotográfico” conta com imagens predominantemente impressa em preto e branco e que documentam singularidades do cotidiano da cidade e sua construção.

São obras que retratam a abertura da avenida Amazonas em 1941, flagrantes do Parque Municipal, procissões, desfiles dos animados blocos de Carnaval e até um acidente de bonde no viaduto Santa Tereza, em 1935. As fotografias levam o leitor a uma viagem no tempo onde a Cidade Jardim ainda engatinhava rumo à modernidade.

Além de fotografias, o livro traz ensaio inédito da professora e arquiteta Renata Marquez e cronologia ilustrada, assinada pelo fotógrafo e professor Paulo Baptista e pela professora e arquiteta Maria Elisa Baptista, ambos filhos de Wilson Baptista.

Wilson Baptista, desde cedo, começou a fotografar. Com 12 anos já exercitava seu olhar em busca de cliques que capturassem a essência da cidade. Sua curiosidade pelas mudanças urbanas o levaram a registrar as mais diversas novidades arquitetônicas, a exemplo das notáveis obras da Pampulha, projetadas por Oscar Niemeyer.

 

Amolador, Praça Rio Branco
Sombra, Parque Municipal, 1935

 

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!