População de rua cresce 40% em dois anos; PBH anuncia novos abrigos

Arquivo EBC

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou nesta quinta-feira (18), medidas de apoio à população de rua da capital. A PBH informou a criação de dois novos abrigos e a contratação de mais oito equipes especializadas para auxílio. O investimento será de aproximadamente R$ 5 milhões.

A população de rua cresceu 40% apenas nos últimos dois anos, de acordo com levantamento da PBH. De acordo com dados do Cadastro Único da Assistência Social (Cecad) são 4.553 pessoas vivendo nas ruas da capital mineira. Porém, o Cecad é formado por pessoas que se autodeclaram moradoras de rua e utilizam algum tipo de programa social, com isso, o número pode ser ainda maior.

O primeiro abrigo será para grávidas e seus filhos ou maridos. O segundo será para acolher famílias inteiras. Ainda não foi informado onde os abrigos serão construídos e nem a data de inauguração das instalações.

Atualmente, a PBH tem somente uma equipe composta por um psicólogo, dois auxiliares de fiscalização e dois funcionários da Secretaria de Limpeza Urbana (SLU) para atender os moradores de rua. A equipe é sempre escoltada pela Polícia Militar ou Guarda Municipal.

Maria Caldas, secretária municipal de Política Urbana, afirmou que a criação dessas equipes custará aproximadamente R$ 5 milhões por ano aos cofres públicos. Além de contratar pessoal, a PBH também precisará comprar veículos para transportar as pessoas em situação de rua e seus pertences.

As equipes já devem começar atuar nas ruas de BH a partir do próximo mês. “Vamos trabalhar em todos os pontos das cidade. Hoje, o trabalho da única equipe existente é muito focado na região do Centro de Belo Horizonte e no bairro Lagoinha. Vamos ampliar isso para atender a uma necessidade da população”, explica Maria Caldas.

 

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!