Inaugurado em 2004, o San Ro é espaço de muita criatividade e diversidade na gastronomia. Oferecendo apenas um menu vegetariano, o espaço oferece uma mistura de sabores e ingredientes que agradam o paladar dos consumidores (até mesmo dos carnívoros)! Cinco famílias de Taiwan são responsáveis pelo espaço.

“Como Taiwan é uma ilha que fica entre China e Japão, a culinária é bem misturada. Tem um pouquinho da comida chinesa, da japonesa, e característica da nossa terra natal. E claro, com uma pegada mineira: um tropeiro, angu, etc, e assim, acabamos criando um perfil próprio do San Ro, explica Andre Li, filho de um dos sócios e administrador do restaurante.

Neste mês, o San Ro conquistou o título de Melhor Comida Vegetariana, no 2º Prêmio Melhores de BH.

Andre conta ainda, que o estabelecimento foi inaugurado em uma época que as pessoas ainda não tinham muito contato com comida vegetariana e existia um enorme tabu em relação a ela.  Mas hoje, o sucesso é garantido. “Durante a semana, o público gira de 200 a 300 pessoas por dia. E no fim de semana e feriados chegam até a 500 pessoas diariamente”.

O restaurante fica localizado na região da Savassi, e recebe grandes públicos diariamente. Bhaz/Henrique Coelho

O San Ro está localizado na rua Professor Morais, 651, Funcionários. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 11h30 às 15h . E, no sábado e domingo, das 11h30 às 15h30.

Cardápio

A história da escolha do cardápio vegetariano é curiosa: Lai Chuan Li, chef e sócio, sempre atuou como cozinheiro em Taiwan, mas trabalhava mais diretamente com carnes. Com o passar do tempo, ele seguiu uma linha parecida com o Budismo e se tornou vegetariano. Com isso, trouxe todo o conhecimento que tinha com a culinária de carnes, para sua nova área de atuação.

Ainda segundo Andre, as opções mais saborosas e que atraem vários clientes são: a jaca com agridoce e abacaxi; as berinjelas; raiz de bardana, e os tradicionais pão chines e yakisoba. E com relação aos temperos, há mais segredos ainda. “Nos cultivamos uma planta que trouxemos de Taiwan, e que traduzindo ao pé da letra, ela se chama ‘Aroma de Primavera’. Destacamos as folhas, trituramos, e enfim é um tempero. Uma forma de substituir o alho e cebola”.

Divulgação/San Ro Restaurante Vegetariano

2º Prêmio Melhores de BH

Promovido pelo Bhaz, o 2º Prêmio Melhores de BH elegeu os melhores estabelecimentos dentro de 16 categorias. No início, 24 personalidades de Belo Horizonte fizeram indicações de estabelecimentos e lugares que consideravam os melhores da capital. Logo em seguida, os cinco mais indicados de cada categoria foram para voto do público. Durante dois meses, o público votou e, na categoria de Melhor Comida Vegetariana, elegeu o San Ro como vencedor.

Junior Carlos, Lai Chuan Li e Andre Li fazem parte da equipe do San Ro. Bhaz/Henrique Coelho

Eliza Dinah

Jornalista e redatora do portal Bhaz

Comentários