Festa Peruana de BH já tem data marcada! Gastronomia, dança, shows e muito mais

Em comemoração à independência do Peru, celebrada durante todo o mês de julho naquele país, Belo Horizonte receberá a quarta edição da Festa Peruana, criada para promover a cultura do nosso vizinho de fronteira na América do Sul. O evento acontecerá neste domingo (29) no quarteirão fechado da avenida Getúlio Vargas entre rua Alagoas e avenida do Contorno, perto da Praça da Savassi, das 10h às 21h.

A expectativa de público, segundo os organizadores, é de cinco mil pessoas. A festa é gratuita, mas os ingressos devem ser trocados por um quilo de alimento não perecível. Os pontos de troca são: Duke ‘n’ Duke, o Stadt Jever, Wals Gastropub, Ateliê Wals e Escape Zone.

Divulgação/Gustavo Espósito

Durante o evento, o público poderá sentir o clima peruano no ar, já que a festa contará com inúmeros pratos típicos da gastronomia local – como os famosos ceviches e o pisco sour que caíram no gosto dos mineiros – suas músicas, danças e artesanatos. Os shows ficam por conta dos peruanos do grupo Samorenque e do duo Claudia Manzo e André Milagres. Os brasileiros da banda Odilara encerram o evento. Haverá ainda danças do folclóricas, com Yanaki Daneshvari, e uma demonstração de um jogo tradicional do Peru, o Sapo.

A gastronomia promete ser o ponto alto da festa. Serão mais de 15 expositores com mais de 50 pratos, doces e drinks diferentes. Alguns dos destaques são: Chef Beto Haddad, com Aji de Gallina; Huarique Peruan, com Anticuchos, Pollada e Papa Rellena; Chef Pedro Mendes, com Sanduiche de Chicharrón; Chef Pierre Sablich (Restaurante Inka), com Ceviche de salmon com chips de batata, Tres Leches e Inka Kola; E chef Matheus Coco, com Lomo Saltado e Tequenhos.

Divulgação/Gustavo Espósito

“Nossa intenção é apresentar para os mineiros um pouco mais da rica cultura do nosso país, compartilhar os costumes e tradições, além poder retribuir a acolhida que tivemos em Minas Gerais, hoje abrigando mais de 500 famílias do nosso país, que tem esse estado como sua segunda casa”, explica o peruano Miguel Gastelumendi, organizador do evento e residente em Belo Horizonte há 25 anos.

Festas Pátrias

As Festas Pátrias da República do Peru são as celebrações nacionais anuais que festejam a Independência após o domínio espanhol. Contam oficialmente dois dias: 28 de Julho, em comemoração à declaração de independência em Lima, por parte de Dom José de San Martín (a ata foi firmada em 15 de Julho de 1821). E 29 de Julho, em honra às Forças Armadas e à Polícia Nacional do Peru.

Serviço

Festa Peruana 2018

Quando? Domingo, 29 de julho – das 10h às 21h

Onde? Quarteirão fechado na Savassi – avenida Getúlio Vargas entre e rua Alagoas e avenida do Contorno

Atrações? 

Shows: Grupo Samorengue; Claudia Manzo e André Milagres; e Banda Odilara

Danças do folclóricas, com Yanaki Daneshvari
Comidas típicas (barracas de restaurantes com ceviche, chicharrón, Aji de Gallina, Pisco Sour, Sorvete de Alfajor, Anticucho, doces peruanos típicos, Chicha Morada entre outros), músicas e danças locais, artesanatos peruanos;

Quanto? 1kg de alimento não perecível (crianças de até 10 anos de idade não precisam de ingresso).

Pontos de Troca:
Wals Gastropub – Levindo Lopes 358 – Savassi
Ateliê Wals – Rua Gabriela de Melo, 566 – Olhos D’água
Duke ‘n’ Duke Savassi – Rua Alagoas, 1470
Duke ‘n’ Duke Centro – Av. Augusto de Lima, 245
Duke ‘n’ Duke Vila da Serra – Al. Oscar Niemeyer, 1033 Lj. 18
Stadt Jever – Av. do Contorno, 5771 – Savassi
Escape Zone – Rua da Bahia 2610 – Lourdes (Estacionamento próprio)

Eliza Dinah

Jornalista e redatora do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!