Equipes de saúde de BH vão em busca de crianças que não se vacinaram contra sarampo

A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte vai até a casa de crianças que ainda não receberam a segunda dose da vacina contra sarampo. Desde 2016, a doença era considerada erradicada no país, mas somente em Minas, pelo menos 56 notificações estão sob investigação.

De acordo com as autoridades sanitárias, o objetivo é vacinar pelo menos 95% da população de crianças entre 1 e quatro anos até agosto. Há um surto da doença no Norte do país e casos no Sudeste, no vizinho estado do Rio de Janeiro. A doença é considerada altamente contagiosa.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, este ano, até maio, a primeira dose alcançou apenas 77,56% do público alvo, enquanto a segunda dose protegeu apenas 61,21% dos bebês. no ano passado a cobertura vacinal da triviral (que protege também contra caxumba e rubéola) como primeira dose (para crianças de 1 ano) foi de 83,69%. A segunda dose, para crianças de 15 meses, foi ainda menor (74,84%).

Vacina contra sarampo faz parte do calendário nacional de imunização desde 1980 e campanhas de vacinação desde 1990.

Maria Clara Prates

Formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Trabalhou no Estado de Minas por mais de 25 anos, se destacando como repórter especial. Acumula prêmios no currículo, tais como: Prêmio Esso de 1998; Prêmio Onip de Jornalismo (2001); Prêmio Fiat Allis (2002) e Prêmio Esso regional de 2009.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!