Unimed-BH terá que pagar ambulância para transportar idosa três vezes por semana

Unimed/Divulgação

A seguradora de saúde Unimed-BH vai ter que providenciar o transporte de uma paciente de 89 anos para sessões de hemodiálise, durante três vezes por semana. A decisão é do juiz-cooperador da 2ª Vara Cível de Belo Horizonte, Ronaldo Batista de Almeida, que concedeu liminar. De acordo com a decisão, o desrespeito à determinação pode gerar multa de R$ 1 mil por dia, limitada a R$ 30 mil.

De acordo com o processo, a paciente é beneficiária do plano de saúde está com dificuldade de locomoção depois de quebrar o fêmur. Alegou que passou por uma cirurgia e não tem como se deslocar até o local onde as sessões acontecem.

Para isso, teria que usar uma ambulância, mas não dispõe de recursos financeiros. Segundo a paciente, a Unimed se recusou a disponibilizar transporte e afirmou que só atenderia o pedido mediante decisão judicial.

Ao fundamentar a decisão, o juiz Almeida afirmou não restaram dúvidas sobre a imprescindibilidade e a urgência no transporte de ambulância para a idosa. Ele destacou ainda os relatórios médicos apresentados pela autora comprovam a necessidade.

“O não fornecimento da ambulância pelo plano de saúde réu viola o princípio constitucional da boa-fé, bem como a proteção do consumidor, uma vez que a pretensão erigida na peça vestibular está lastreada basicamente no direito da requerente em receber a contraprestação decorrente do plano de saúde contratado com o réu”, afirmou o magistrado.

A liminar pode ser cassada mesmo antes do término do processo.

 

Maria Clara Prates

Formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Trabalhou no Estado de Minas por mais de 25 anos, se destacando como repórter especial. Acumula prêmios no currículo, tais como: Prêmio Esso de 1998; Prêmio Onip de Jornalismo (2001); Prêmio Fiat Allis (2002) e Prêmio Esso regional de 2009.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!