Exposição apresenta 120 fotografias da antiga União Soviética

A CâmeraSete Casa de Fotografia de Minas Gerais recebe, a partir da última semana de julho, apresenta a exposição A União Soviética Através da Câmera, um recorte de 120 imagens em preto e branco realizadas entre os anos 1953 e 1991 na antiga URSS.

Através do olhar de diferentes fotógrafos russos de renome internacional, é possível fazer uma viagem à cultura da União Soviética, conhecendo os seus habitantes e a história deste país. Apresentada pela primeira vez em Belo Horizonte, a mostra conta com fotografias de Vladimir LagrangeLeonid Lazarev,Vladimir BogdanovYuri KrivonossovVictor Akhlomov e Antanas Sutkus.

AKHLOMOV, Viktor – Parque Muzeon

Abordando diversos temas como educação, saúde, esporte, moda, juventude, cultura, ciência e indústria – a mostra tem curadoria dos produtores culturais Maria Vagrova e Luiz Gustavo Carvalho. O período histórico retratado tem início em 1953 e termina em 1991.

Segundo Luz Gustavo Carvalho, a exposição proporciona uma oportunidade única para o público conhecer mais sobre a história deste país por meio da fotografia. “Apesar de ser um país de proporções tão continentais como o Brasil, o que chegava de informação objetiva no Brasil sobre a União Soviética era muito pouco e a maioria das informações eram bastante distorcidas”, explica Carvalho.

KRIVONOSSOV, Yuri – Kremlin. Moscou – 1960

Imagem e história – Em 2012, os curadores apresentaram, na Fundação Clóvis Salgado, a exposição Antanas Sutkus: um olhar livre – que também ocupou a CâmeraSete e foi considerada pela crítica como uma das melhores exposições em cartaz na cidade naquele ano. Segundo Carvalho, esta exposição foi o mote para constatar como há uma lacuna no Brasil sobre a Escola de Fotografia russa e soviética. “Como uma continuação desta primeira exposição individual de Sutkus, o maior nome da fotografia na Lituânia (ex-república da União Soviética), surgiu a ideia de apresentarmos no Brasil uma exposição coletiva, mostrando a diversidade e riqueza desta grande escola”, revela o curador.

A seleção de imagens para a formação da exposição A União Soviética Através da Câmera foi feita diretamente a partir do arquivo pessoal de cada fotógrafo participante da exposição, em um processo curatorial que durou cerca de 14 meses. A mostra já esteve em cartaz no Museu Oscar Niemeyer (Curitiba), no Memorial da América Latina (São Paulo) e no Paço Imperial (Rio de Janeiro). “Trazer esta exposição para ocupar a CâmeraSete é bastante simbólico para mim. Fico muito orgulhoso em contribuir com a programação de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado, marcada por grandes mostras de artes visuais e fotografia”, conclui Carvalho.

Serviço

A União Soviética Através da Câmera

Quando? de 27 de julho a 13 de outubro

Onde? Centro de Arte Contemporânea e Fotografia – avenida Afonso Pena 737

Quanto? Gratuito

Eliza Dinah

Jornalista e redatora do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!