Saiba porquê 15 de agosto é feriado em BH (e veja como aproveitar na capital)

Divulgação/CCBB/PBH + Reprodução/Instagram

Muitas pessoas confundem o motivo de o dia 15 de agosto ser feriado na capital. Para quem não sabe, nesta data, comemora-se o dia de Nossa Senhora da Boa Viagem, a padroeira de Belo Horizonte. Esta é uma denominação de Maria, mãe de Jesus e a data ainda é conhecida como dia da Assunção de Nossa Senhora ou Glória de Nossa Senhora. Foi o dia em que ela teria subido aos céus, após sua morte.

O que muitos não sabem é que é feriado em Belo Horizonte por conta de uma lei municipal de 1967. Este documento torna oficiais quatro feriados religiosos na capital, são eles: Paixão de Cristo; 4 de junho, Corpus Christi; 15 de agosto, Assunção de Nossa Senhora e 8 de dezembro, Imaculada Conceição.

De acordo com o pároco da Igreja da Boa Viagem, padre Marcelo Silva, algumas pessoas relacionam o feriado de 15 de agosto com o de 8 de dezembro. Porém, essas duas datas não tem nada em comum. No dia 8 de dezembro, é comemorado o dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, que era um feriado nacional. Mas por falta de embasamento legal, essa data tornou-se apenas um feriado local, já que na capital havia muitos devotos da Santa.

O dia 12 de dezembro é a data de fundação de Belo Horizonte. É o aniversário da cidade. Para não ficarem dois feriados tão próximos – 8 e 12 de dezembro – no dia 8, é celebrado não só o dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, mas também o aniversário de Belo Horizonte.  A ideia foi juntar dois feriados para serem comemorados em um mesmo dia, o que contribui para aumentar a confusão, já que muitas pessoas passam a acreditar que a padroeira de Belo Horizonte é Nossa Senhora da Conceição, esquecendo-se de Nossa Senhora da Boa Viagem.

Lojas e serviços fechados em BH, e agora?

Se você vai precisar de algum tipo de serviço neste feriado e não sabe como fazer porque na capital estará tudo fechado, não se preocupe. Algumas cidades da Região metropolitana de Belo Horizonte não têm a Nossa Senhora da Boa Viagem como padroeira. E, por isso, é considerado um dia em que o comércio e os serviços funcionam normalmente. Então, caso precise de algo em BH, mas encontre o estabelecimento com as portas fechadas, é só tentar encontrar o serviço na cidade mais próxima, como em Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Betim ou Contagem.

Em alguns casos, não é preciso ir muito longe, pois há ruas que passam de um município para o outro sem que as pessoas percebam. Este é o caso, por exemplo, da avenida Abílio Machado, que, em Contagem, ganha o nome de rua Imperial. Na Abílio Machado, as lojas, teoricamente, não abririam amanhã, mas na rua Imperial, estarão todas abertas. Um outro exemplo pode ser visto no bairro Marilândia, na região do Barreiro, em que a Rua Morungaba faz parte do município de Ibirité; já a Rua Clementina, paralela, pertence à capital.

O que fazer na véspera e no feriado?

O Bhaz vai preparar uma lista com eventos para que você possa curtir durante a semana, na véspera e no feriado do dia 15. Abaixo estão alguma sugestões para toda a família. Para indicar uma atração, basta enviar uma mensagem por meio do inbox da página do Bhaz no Facebook ;). A lista será atualizada na semana do feriado. Bora lá?

Basquiat

Se você ainda não conferiu, a semana do feriado pode ser uma boa opção para ver a exposição Basquiat no CCBB.  O artista norte-americano, de ascendência afro-caribenha, Jean-Michel Basquiat, é tema da mostra que pode ser vista até 24 de setembro em BH.

Quando? de quarta à segunda, das 9h às 21h
Onde? CCBB BH – Praça da Liberdade, 450 – Funcionários
Informações? Clique aqui

Savassi Festival

O Savassi Festival começa no dia 3 de agosto, mas a programação vai até 12 de agosto. Algumas atrações são gratuitas e outras pagas, ao ar livre ou não. Entre as atrações estão shows, exposições, concursos e muito mais. Elas estarão espalhadas por diferentes pontos da capital. Clique aqui para escolher o melhor dia e aproveitar a festa.

Quando? 3 a 12 de agosto
Onde? Praça Floriano Peixoto e rua Antônio de Albuquerque, além de bares e restaurantes
Informações? Savassi Festival 

Som Clube 2018 – Praça da Savassi

A praça Diogo Vasconcelos, na Savassi, recebe shows gratuitos nos dias 3, 10 e 12 de agosto. Destaque para apresentações de Liniker e os Caramelows no domingo (12) e Eduardo Dussek na sexta-feira (10). As atrações ficarão no quarteirão fechado da rua Antônio de Albuquerque, na esquina com rua Paraíba. Serão disponibilizadas cadeiras para quem for ao local. Chegue cedo e garante a sua!

Quando? 3, 10 e 12 de agosto
Onde? Quarteirão fechado da rua Antônio de Albuquerque, na Savassi
Informações? Evento no Facebook

Festival Verbogentileza

O Festival Verbogentileza é a celebração da rede Verbogentileza, o momento em que diversas ações de interação gentil se juntam e uma programação cultural e de reflexão, disponibilizada gratuitamente em Belo Horizonte. O evento ocorre na Praça Floriano Peixoto, no Santa Efigênia. Entre as atrações estão cinema ao ar livre, yoga e shows.

Quando? 10, 11 e 12 de agosto
Onde? Praça Floriano Peixoto- Santa Efigênia – Belo Horizonte/MG
Informações? Evento no Facebook

20º Festival Internacional de Curtas de BH

O Festival é composto por mostras competitivas, paralelas e especiais, além de cursos e seminários, mantendo o propósito de informar e difundir a produção de cinema e vídeo em curta-metragem, além de proporcionar ao público e aos diversos profissionais participantes do evento uma reflexão sobre a produção do curta, buscando sempre uma integração entre a produção brasileira e internacional.

Quando? 10 a 19 de agosto
Onde? Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1537 – Centro
Informações? 20º FestcurtasBH

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!