Gari Fashion: moda usa sobras da indústria e materiais recicláveis coletados em BH

Divulgação/SLU/PBH

Será aberta hoje (1º) a 5ª Edição do Projeto Gari Fashion “Gari Fashion – Coleção Pecados Intrínsecos”. A coleção 2018 apresenta looks e acessórios criados por alunas e ex-alunas do curso de moda da Sala Atelier, orientado pela professora de moda Paula de Oliveira Silva e pela designer de moda Jackeline Benfica. O desfile de abertura terá início às 20h, no Museu da Moda de Belo Horizonte (rua da Bahia, 1.149, Centro), com espaço sujeito a lotação.

A promoção do evento é da Prefeitura de Belo Horizonte e da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU). Chefe do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização da SLU, Ana Paula da Costa Assunção explica que a nova coleção explora a relação entre a moda e o futuro, associados aos pecados capitais (luxúria, gula, avareza, ira, vaidade, inveja e preguiça) e às virtudes (humildade, simplicidade, dignidade, respeito, fortaleza, humor e amor).

“Os modelos foram confeccionados com tecidos de sobras da indústria da moda, além de materiais recicláveis coletados em galpões de catadores”, destaca. A ideia, segundo ela, “é evidenciar o desperdício na forma como as pessoas ainda cometem pecados sociais na destinação de resíduos e, é claro, incentivar a reutilização, de modo criativo e funcional, daquilo que poderia parar no lixo”, ressalta.

A exposição, uma das atividades em comemoração aos 45 anos da SLU, poderá ser visitada de 2 de agosto a 2 de setembro, de terça a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 14h. A entrada é gratuita.

Trajetória
O Projeto Gari Fashion da SLU promove o debate sobre moda sustentável, incentiva e valoriza o trabalho do catador de materiais recicláveis e do gari, bem como apresenta coleções que remontam o dia a dia desse profissional, repensando o desperdício e apresentando soluções de reaproveitamento.

O primeiro desfile, “A moda agora é não sujar”, ocorreu no Museu Histórico Abílio Barreto, em 1999, e contou com peças assinadas pelos estilistas mineiros Ronaldo Fraga, Jotta Syballena, Martielo Toledo e Adalgisa Duque.

A segunda versão, “Gari Fashion 2012”, realizada no Centro Mineiro de Referência em Resíduos, promoveu um concurso, mobilizando estudantes de estilismo, moda e vestuário da capital mineira.

Em 2014, a iniciativa contou com duas atividades: o desfile “Gari Fashion” e a exposição “Gari Cult – Gari Fashion”, na Virada Cultural de BH. Os looks foram criados pelas estilistas Iara Mari e Jackeline Benfica, vencedoras do concurso de 2012.

Em 2017, nos 120 anos de Belo Horizonte, os modelos integraram a exposição “Stilo Limpeza Urbana – Gari Fashion, uma alternativa criativa para se repensar o desperdício”, no Museu da Moda de Belo Horizonte e no Boulevard Shopping.

As peças da coleção Gari Fashion são compostas por retalhos de tecidos, garrafas PET, telas de construção, banners, faixas de anúncios, tampinhas de garrafas, espelhos quebrados, arames e folhas usadas de caderno, papel reciclado, madeira, saco de linhagem, câmara de ar de pneus, filtros usados de café, lacres de latinhas, embalagens Tetra Pak, entre outros objetos.

Da PBH

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!