Medalha de ouro é surrupiada em “Nobel da Matemática”; premiação foi no Rio

Divulgação/Pablo Costa/ICM 2018

Logo depois de serem revelados nesta quarta-feira (1º) os quatro ganhadores da Medalha Fields, a mais importante premiação da matemática mundial, conhecida como “Nobel da Matemática” e entregue aos destaques da área com menos de 40 anos, a medalha de um dos contemplados desapareceu.

A medalha é feita em ouro e tem o rosto do matemático grego Arquimedes cunhado de um dos lados. A joia pesa 14 quilates e equivale a 5,5 mil dólares canadenses, ou R$ 15,8 mil.

O professor da Universidade de Cambridge, Inglaterra, o iraniano Caucher Birkar, de 40 anos, deu falta da peça, logo depois de recebê-la. Birkar informou que guardou a peça em uma pasta pessoal e, quando percebeu, ela havia sido levada.

O prêmio é dado a cada quatro anos, durante o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM), que, pela primeira vez, é realizado no Brasil. Birkar foi condecorado por pesquisar a área de geometria algébrica.

Os outros ganhadores foram o indiano Akshay Venkatesh, de 37, atualmente professor no Instituto de Estudos Avançados, na Universidade de Stanford e na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, onde se dedica à área de teoria dos números e tópicos relacionados; o italiano Alessio Figalli, de 34, que trabalha na área de cálculo de variações e equações diferenciais parciais e como professor na ETH em Zurich, na Suíça; e o vencedor mais jovem do grupo, o alemão Peter Scholze, de 30, professor na Universidade de Bonn, na Alemanha, onde faz parte do grupo de trabalho de geometria algébrica aritmética.

A organização do evento emitiu nota lamentando o ocorrido e informou que a administração do RioCentro, local do evento localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, ajuda na apuração do caso, que está com a polícia.

Com Agência Brasil

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!