Passeando pelo Centro de BH? Confira atividades de leitura gratuitas

Divulgação/BPIJBH

Além do empréstimo de livros, gibis, revistas e jornais, a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJBH) oferece à população atividades de leitura e narração de histórias da literatura e da tradição oral. Essa programação é ofertada no Centro de Referência da Juventude, na Praça da Estação, Centro da capital.

Todas as sextas-feiras, o projeto Era uma Vez promove debates sobre questões relacionadas ao papel dos contadores de história e como estes se organizam política, profissional e artisticamente. Também são realizados ensaios, discussões e apresentações de narração artística para a população.

Os encontros semanais ocorrem há mais de 20 anos e, segundo o bibliotecário Rodrigo Teixeira, é difícil dizer com precisão quantas edições já foram realizadas. “Com certeza, já fizemos mais de 800 reuniões”, ele relata.

Na Praça da Estação, a BPIJBH recebe a participação de vários cidadãos, inclusive da região metropolitana. “Não existe uma noção de ‘comunidade’ ao se falar de leitores e frequentadores da biblioteca por se tratar de um equipamento cultural central”, comenta Rodrigo. Já em relação à faixa etária dos participantes, os idosos se destacam, pois os frequentadores mais assíduos possuem mais de 60 anos de idade.

Entusiastas da contação de histórias

Juliana de Castro Anselmo, de 61 anos, moradora do bairro Carmo Sion, participa do “Era Uma Vez” há 10 anos, desde que se aposentou. “Eu trabalhava como engenheira civil e, após me aposentar, procurei uma atividade para continuar sendo produtiva. Fui apresentada à contação de histórias e foi amor à primeira vista”, conta. A aposentada só tem elogios aos cursos e atividades e recomenda a experiência a todos. “Aprender é importante, mas a experiência prática desenvolvida pelo projeto é o que faz toda diferença”, afirma.

A Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de BH integra a rede de 21 bibliotecas públicas da Fundação Municipal de Cultura e, desde 2016, funciona no Centro de Referência da Juventude, na Praça da Estação.

Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte
Centro de Referência da Juventude: Praça da Estação, s/nº
Telefones: (31) 3277-8658 / 3277-8769
E-mail: [email protected]
Funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 19h e aos sábados, das 9h às 14h

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!