Girl Power! Mulheres são as estrelas em festival de filmes do Cine Santa Tereza

Atrizes como Fernanda Montenegro, Patrícia Pillar e Debora Falabella estrelam alguns dos filmes neste mês de agosto. (Reprodução/Web)

Agora é que são elas! Acontece neste mês de agosto no MIS Santa Tereza, a mostra “Elas: Mulheres do Cinema Brasileiro”, com filmes que trazem grandes interpretações femininas do cinema nacional. Até o fim do mês, serão exibidos mais de 20 longas.

Com realização da Fundação Municipal de Cultura, a mostra traz como destaque nomes como Ruth de Souza, indicada ao Leão de Ouro em Veneza pela atuação em “Sinhá Moça” (Tom Payne, 1953), passando por ícones da nossa cinematografia como Leila Diniz, Tônia Carrero, Zezé Motta, Yoná Magalhães e Fernanda Montenegro, além de atrizes que se destacaram na difícil década de 80, como Marcélia Cartaxo, Deborah Bloch e Marília Pera.

A programação também presenteia o público com longas do cinema brasileiro pós 1995, com nomes como Fernanda Torres, Leona Cavalli, Dira Paes, Patrícia Pillar, Marieta Severo, Andréa Beltrão; além de filmes com uma nova geração de atrizes que vêm se destacando na telona, como Camila Morgado, Débora Falabella e Alice Braga.

Confira a programação abaixo e aproveite!

Domingo (5/8)

Às 17h – Todas as Mulheres do Mundo (Romance/10 anos)

Paulo é um jornalista boa-vida que passa a maior parte do tempo paquerando as belas mulheres das praias cariocas. Certo dia, esse sedutor acaba encontrando o verdadeiro amor, ao conhecer Maria Alice, uma jovem professora e noiva do amigo Leopoldo. Apaixonado por ela, ele enfrenta o dilema de desistir de todas as mulheres do mundo para viver com uma só.

Às 19h – Um Céu de Estrelas (Drama/16 anos)

Num bairro da zona operária de São Paulo, Dalva, uma jovem cabeleireira, vive com sua mãe, uma mulher dominadora. Ela tenta mudar de vida e, ao ganhar uma viagem para os Estados Unidos, começa a realizar seu projeto de vida. Num acesso de raiva, seu ex-noivo a prende para que ela não viaje.

Quarta-Feira (8/8)

Às 19h30 – Os Cafajestes – (Policial/14 anos)

Um jovem rico, muito mimado, ao ver seu pai indo à falência, organiza um plano para reverter a situação. Ele consegue um cúmplice para armar um flagrante do tio rico com uma mulher. O objetivo era tirar fotos e chantageá-lo para tentar ganhar dinheiro.

Quinta-Feira (9/8)

Às 19h30 – A Hora da Estrela (Drama/12 anos)

Manuel é um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes e acaba matando-o em uma briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços e foge com Rosa, sua esposa, juntando-se aos seguidores do beato Sebastião, que promete o fim de qualquer sofrimento. Enquanto isso, Antônio das Mortes, um matador de aluguel que presta serviço à Igreja Católica e aos latifundiários da região, persegue os seguidores do beato.

Sexta-Feira (10/8)

Às 19h30 – Deus e o Diabo na Terra do Sol (Drama/14 anos)

Manuel é um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes e acaba matando-o em uma briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços e foge com sua esposa Rosa, juntando-se aos seguidores do beato Sebastião, que promete o fim de qualquer sofrimento. Enquanto isso, Antônio das Mortes, um matador de aluguel que presta serviço à Igreja Católica e aos latifundiários da região, persegue os seguidores do beato.

Sábado (11/8)

Às 19h – Terra Estrangeira (Drama/16 anos)

Anos 90. Sem perspectiva de vida num Brasil tomado pelo caos em plena era Collor, Paco decide viajar para Portugal após a morte da mãe, levando uma misteriosa encomenda.

Domingo (12/8)

Às 17h – Bete Balanço (Musical /14 anos)

Vinda de Governador Valadares, Bete se estabelece no Rio. Auxiliada por seu namorado, Rodrigo, e por diversos amigos, entre eles Paulinho, ela se inicia nas dificuldades da indústria fonográfica, com as quais se decepciona. Entre sexo, cigarros e rock and roll, o filme traça um panorama do rock brasileiro dos anos 80.

Às 19h – Xica da Silva (Comédia/16 anos)

O filme focaliza a trajetória de Xica da Silva que, de escrava, tornou-se a primeira dama negra de nossa história, seduzindo o milionário contratador de diamantes, João Fernandes de Oliveira. Promovendo luxuosas festas e banquetes e exibindo grupos de teatro europeu, Xica da Silva ficou conhecida até na corte portuguesa.

Quarta-Feira (15/8)

Às 19h30 – Terra em Transe (Drama/14 anos)

O senador Porfírio Diaz detesta seu povo e pretende tornar-se imperador de Eldorado, um país localizado na América do Sul. Porém, existem diversos homens que também buscam o poder e, para isso, resolvem enfrentá-lo.

Quinta-Feira (16/8)

Às 19h30 – Copacabana Me Engana (Comédia/14 anos)

Marquinhos é um jovem alienado que sonha em ter um Mustang vermelho. Ele inicia um romance com uma mulher madura, mas ela acaba se envolvendo também com o irmão mais velho do rapaz.

Sábado (18/8)

Às 19h – Zuzu Angel (Drama/14 anos)

Brasil, anos 60. A ditadura militar faz o país mergulhar em um dos momentos mais negros de sua história. Alheia a tudo isto, Zuzu Angel, uma estilista de modas, fica cada vez mais famosa no Brasil e no exterior. Paralelamente, seu filho, Stuart, ingressa na luta armada.

Domingo (19/8)

Às 17h – Verônica – (Policial/12 anos)

Verônica é uma professora da periferia do Rio de Janeiro. Certo dia, um dos seus alunos permanece na escola porque os pais não foram buscá-lo. A professora descobre que eles foram assassinados e que o menino está com um pendrive, com imagens do tráfico e da corrupção policial. Sem ter a quem recorrer, Verônica enfrenta traficantes e a banda podre da polícia para salvar o garoto e sobreviver.

Às 19h – Chega de Saudade – (Drama/12 anos)

Um baile acontecerá em um clube de dança em São Paulo. Desde quando o salão abre suas portas até seu fechamento ao término do baile, pouco após a meia-noite, diversos personagens rodeiam o local.

Quarta-Feira (22/8)

Às 19h30 – Bar Esperança (Comédia/16 anos)

Um grupo de pessoas se reúne em um bar de Ipanema que está prestes a fechar para dar lugar à construção de um edifício. Intelectuais, artistas e gente da noite juntam forças para impedir sua demolição. Entre os muitos fregueses do bar estão um jornalista insatisfeito, uma atriz à espera de um papel, um escritor e um artista plástico querendo vender seus quadros.

Quinta-Feira (23/8)

Às 19h30 – O Padre e a Moça (Drama/Livre)

A chegada de um novo padre numa pequena cidade do interior de Minas Gerais causa verdadeira comoção na conservadora atmosfera local. A situação se agrava quando se descobre que o padre fica completamente atraído por uma jovem moça. Uma história de amor proibido que logo se transforma em paixão desenfreada. Baseado no poema de Carlos Drummond de Andrade.

Sexta-Feira (24/8)

Às 19h30 – Eles não Usam Black-tie (Drama/14 anos)

Em São Paulo, em 1980, o jovem operário, Tião, e sua namorada, Maria, decidem se casar ao descobrirem que ela está grávida. Ao mesmo tempo, eclode um movimento grevista que divide a categoria metalúrgica. Preocupado com o casamento e temendo perder o emprego, Tião fura a greve, entrando em conflito com o pai, Otávio, um velho militante sindical que passou três anos na cadeia durante o regime militar.

Sábado (25/8)

Às 19h – Cidade Baixa – (Drama/18 anos)

Dois rapazes dividem um barco de carga a vapor em Salvador e dão carona à sensual prostituta, com quem ambos se relacionam. A atração física se transforma em violenta paixão, abalando os alicerces da amizade.

Domingo (26/8)

Às 17h – A Dona da História (Comédia/Livre)

Dona de casa de meia-idade entra em crise e começa a repensar suas escolhas e sua vida, imaginando como teria sido sua história se tivesse tomado caminhos diferentes e seguido seus sonhos adolescentes.

Às 19h – O Céu de Suely (Drama/16 anos)

Abandonada pelo marido, uma mulher organiza uma loteria em que o prêmio é ela mesma.

MIS Santa Tereza
Rua Estrela do Sul, 89 – Bairro Santa Tereza – BH
Telefone: (31) 3277-4699

Com PBH

Marcella Oliveira

Publicitária e redatora do portal BHaz.

[email protected]

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!