Novo surto de ebola no Congo, com quatro casos confirmados, deixa OMS em alerta

Divulgação/Organização Mundial de Saúde

O governo da República Democrática do Congo informou nesta sexta-feira (3) que resultados preliminares de exames laboratoriais indicam um novo surto de ebola no país. A localidade que indica um novo surto é a província Kivu do Norte, localizada ao leste do país. De acordo com o Ministério da Saúde local, pelo menos 26 casos de febre hemorrágica já foram notificados, além de 20 mortes. No Brasil, segundo informações do Ministério da Saúde, não há registro de casos da doença.

Quatro de seis amostras se mostraram positivas para ebola. Novos testes estão em andamento. Há pouco mais de uma semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) havia decretado o fim do surto de ebola na província de Equateur, também no Congo, a cerca de 2.500 quilômetros de distância de Kivu do Norte.

“O ebola é uma ameaça constante na República Democrática do Congo”, avaliou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, por meio de comunicado. “O que aumenta nossa confiança na capacidade de resposta do país é a transparência que voltaram a exibir. Trabalhando em estreita colaboração com o Ministério da Saúde e parceiros, vamos lutar contra este surto como fizemos com o último”.

A província de Kivu do Norte concentra mais de 1 milhão de refugiados e faz fronteira com Ruanda e com Uganda. O local registra grande movimento de pessoas em razão de atividades comerciais. A OMS já alertou autoridades de países vizinhos para que se mantenham alertas e preparadas caso seja necessário agir contra o ebola.

O ebola

A doença do vírus ebola, conhecida anteriormente como febre hemorrágica Ebola, é uma doença grave, muitas vezes fatal, com taxa de letalidade que pode chegar até os 90%. A doença afeta os seres humanos e primatas não-humanos, como macacos, gorilas e chimpanzés. O ebola foi identificado pela primeira vez em 1976, em dois surtos simultâneos: um em uma aldeia perto do rio Ebola, na República Democrática do Congo, e outro em uma área remota do Sudão. A origem do vírus é desconhecida, mas os morcegos frugívoros (Pteropodidae) são considerados os hospedeiros prováveis do vírus.
 

Transmissão

O ebola é introduzido na população humana por meio de contato direto com o sangue, secreções, órgãos ou outros fluidos corporais de animais infectados. Na África, os surtos provavelmente originam-se quando pessoas têm contato ou manuseiam a carne crua de chimpanzés, gorilas infectados, morcegos, macacos, antílopes florestais e porcos-espinhos encontrados doentes ou mortos, ou na floresta. Depois que uma pessoa entra em contato com um animal que tem ebola, ela pode espalhar o vírus na sua comunidade, transmitindo-o para outras pessoas.

Com Agência Brasil e Ministério da Saúde

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!