Marcio Lacerda declara guerra ao próprio partido e se oficializa como candidato ao Governo

O ex-prefeito Marcio Lacerda segue confiante em sua candidatura e garantiu que será um dos nomes na disputa ao Governo de Minas. O socialista irá enfrentar uma disputa jurídica com a direção nacional de seu partido que determinou que ele retirasse sua candidatura no Estado para ceder apoio ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Momento em que comissão aprova nome de Marcio Lacerda como candidato ao Governo de Minas (Letícia Vianna/Bhaz)

Após convenção do Partido Socialista Brasileiro (PSB), realizada em um hotel de Belo Horizonte, neste sábado (4), que terminou em confusão, Lacerda concedeu entrevista coletiva à imprensa em seu escritório na região Centro-Sul da capital.

Lacerda, acompanhado de seu advogado José Sad Junior, afirmou que irá registrar sua candidatura no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) até amanhã. Além disso, o socialista disse que irá a convenção nacional do partido, que será realizada neste domingo, em Brasília, para apresentar a proposta de apoio ao candidato Ciro Gomes (PDT).

A legenda passa por uma disputa interna desde que o diretório nacional, por meio do presidente do PSB, Carlos Siqueira, costurou uma aliança com o PT, colocando a candidatura de Marcio como moeda de troca (saiba mais).

Após isso, Marcio foi destituído da direção regional do partido em Minas e uma nova comissão provisória foi formalizada, também por meio de Carlos Siqueira.

Porém, Lacerda recorreu à Justiça e uma decisão do juiz Nicolau Lupianhes, do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), suspendeu, a intervenção do diretório nacional na candidatura de Lacerda.

Entretanto, mais tarde, na noite de sexta-feira (3), o ministro Napoleão Nunes Maia Filho, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reconheceu a validade jurídica da decisão da direção nacional do PSB que suspendia a comissão provisória estadual, até então presidida por João Marcos Grossi Lobo.

Entretanto, Marcio e seu advogado defendem a continuidade da decisão tomada em convenção na manhã deste sábado (vídeo), que oficializa Marcio como candidato.

Nova convenção

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, divulgou que um novo congresso estadual acontecerá em Contagem, neste domingo (5), para marcar a aliança com o PT no estado.

O deputado federal Júlio Delgado, que se envolveu em confusão na convenção do partido na manhã deste sábado, afirmou que Marcio Lacerda não será candidato. Os dois são considerados rivais políticos.

“Vai ter convenção amanhã. O presidente em exercício eleito por esse congresso aqui, cheio de delegados viciados, que nem estão mais no partido, estão querendo tocar a toque de caixa e homologar o nome do Marcio, e isso não vai acontecer”, disse Delgado.

Júlio Delgado, rival político de Lacerda, foi o centro da confusão na comissão que decidiu por nome de Marcio ao governo (Letícia Vianna/Bhaz)

 

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!