Justiça determina e universitária terá matrícula renovada em instituição de BH

Ela cursa o quinto período de medicina veterinária na Newton Paiva

Uma estudante de medicina veterinária terá sua matrícula realizada, em caráter de urgência, no Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira, de Belo Horizonte.

Cursando o quinto período, ela foi impedida de realizar inscrição na instituição de ensino, devido suposto problema no Financiamento Estudantil (Fies), cujo programa é do Ministério da Educação (MEC). A determinação para a renovação da matrícula foi decidida após a estudante apresentar documentos comprovando que ela tem bolsa de 100% e que está regular no programa do governo federal.

De acordo com o juiz Jorge Paulo dos Santos, a Newton Paiva não tinha motivos aparentes para recusar a matrícula, pois a bolsa junto ao Fies está vigente. Ele avaliou ainda o risco de a estudante não realizar a matrícula no prazo determinado e, consequentemente, perder a bolsa integral do financiamento.

Caso a instituição descumpra a ordem judicial, ela deverá pagar multa diária de R$ 500 (limitada a R$ 50 mil).

Newton Paiva posiciona

Ao Bhaz, o Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira enviou uma nota sobre o caso:

A aluna alvo de reportagem publicada no dia 08 de agosto, sob o título “Justiça determina e universitária terá matrícula renovada em instituição de BH”, está com problemas no sistema do FIES, no qual a Newton não possui gerência. A instituição informa que um protocolo, reiterando urgência, já foi aberto junto ao FNDE/MEC, que está dando todo o suporte necessário ao caso e aguardando um retorno do órgão para tomar as devidas providências.

Do TJMG

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!