Chuva de estrelas promete beleza no céu na madrugada de segunda-feira

Divulgação/Nasa

Com certeza você já viu uma estrela cadente num céu estrelado e fez um pedido, não? Imagine, então, assistir a uma chuva delas. É o que vai ocorrer na madrugada de domingo (12) para segunda.

Serão entre 40 e 80 meteoros por hora iluminando o céu à noite. Chamado de Perseidas, o fenômeno pode ser visto todos os anos em agosto, quando a Terra passa por um trecho de sua órbita que cruza com um conjunto de detritos do cometa Swift-Tuttle.

Neste ano, o auge da chuva será durante a lua nova, o que deve facilitar sua observação, pois a noite fica mais escura. Quem estiver em grandes cidades, pode ter dificuldade de assistir ao fenômeno, devido ao excesso de luminosidade. O ideal é buscar um lugar com céu limpo, sem nuvens, para conseguir ver.

Segundo cientistas, as Perseidas são visíveis da Terra há pelo menos 2 mil anos – o primeiro registro da chuva de meteoros foi feito no ano 36 d.C., na China.

Como ver a chuva de estrelas

Aqui vai um passo a passo básico para você localizar o ponto exato da chuva de estrelas:

Tente encontrar a constelação de Órion, onde ficam as conhecidas Três Marias: este é o ponto de referência.

No Brasil, as regiões Norte e Nordeste são os melhores pontos para a observação da chuva de estrelas, mas quem estiver em outros locais poderão ficar de olho na linha do horizonte.

Quem estiver nas regiões Sudeste e Centro-Oeste poderá observar o fenômeno a partir das 3h, em Brasília, e a partir das 5h, em São Paulo.

 

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!