Cozinha franco-mineira faz do Glouton o Melhor Restaurante Internacional de BH!

(Henrique Coelho/Bhaz)

O restaurante Glouton é um lugar charmoso que fica na rua Bárbara Heliodora no Lourdes, aberto desde 2012. Tem como seu principal pilar oferecer experiências cada vez mais únicas para seus clientes. E pelo visto tem conseguido. Não é à toa que o restaurante de culinária francesa ganhou o prêmio de Melhor Restaurante Internacional de BH, no 2º Prêmio Melhores de BH.

Sob o comando do Glouton está o chef Léo Paixão, que formou-se em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais e depois foi a Paris, para estudar na Escola Superior de Cozinha Francesa e perseguir seu grande sonho de ser um alquimista na cozinha. Na França, passou por restaurantes comandados por chefs como Pierre Gagnaire e Joël Robuchon.

(Divulgação/Jô Moreira)

O sub-chef do restaurante, Jorge Ferreira, garante que a gastronomia é a grande paixão de Léo. “É legal que ele transfere isso pra gente, o tanto que é importante a gastronomia na vida dele”, enaltece. Ainda segundo Ferreira, o Glouton nasceu da enorme vontade de Léo de se dedicar à gastronomia.

A decoração do salão é sofisticada e clean, ao mesmo tempo em que a presença da decoração rústica e aconchegante no quintal dos fundos e paredes de tijolinho dão um tom perfeito ao ambiente, para que os clientes desfrutem de boa companhia, ótimas bebidas e uma comida surpreendente.

Diferencial

(Divulgação/Glouton)

O menu da casa traz opções um tanto exóticas, como a curiosa mistura de itens da culinária francesa com a culinária mineira, que consolidaram Paixão como um dos cozinheiros mais inventivos do país. Segundo Jorge, que trabalha há bastante tempo com Léo Paixão, sua cozinha é bastante autoral. “A  gente vê isso na forma dele de cozinhar. Eu mesmo mudei um pouco a minha forma de encarar a cozinha, me adaptando à forma dele”, conta.

Ainda segundo Jorge, Léo Paixão faz questão de apoiar os pequenos produtores, usando produtos locais em todos os pratos do restaurante. “´É muito a cara do Léo, de explorar (os produtos) dos pequenos produtores. Então a gente sempre vai dar preferência para as pessoas que têm a mesma paixão pela comida que a gente tem.”

(Divulgação/Jô Moreira)

Todos os pratos são criados pelo proprietário do Glouton. E tudo o que vai em cada um dos pratos é pensado ali, próprio restaurante. “Fazemos tudo da base. Os molhos são feitos do zero. Por exemplo, o pato, a gente trabalha o pato inteiro, utilizamos o resto para fazer caldo, aproveitamos 100% do produto. Existem muitas coisas do ingrediente que podemos explorar, não há porque jogar fora. Nosso diferencial é esse, fazemos as coisas do zero e aproveitamos quase tudo do alimento.”

 

(Divulgação/Glouton)

Premiações

Leonardo Paixão e o Glouton já são destaque há alguns anos entre as premiações de restaurantes e cozinheiros. Entre os prêmios importantes do Brasil, Paixão coleciona os de Chef do Ano Prazeres da Mesa, 50 Best Discovery America Latina, Chef Revelação Guia 4 Rodas, além de dezenas de premiações regionais. Sobre a premiação do Bhaz, Jorge afirma que o sentimento é de missão cumprida, mas sem desistir de buscar sempre pelo melhor.

“A gente está aqui para as pessoas, o nosso objetivo aqui é pra entregar para as pessoas o melhor, trazer uma experiência cada vez mais única, sempre. Isso é bom até para a cidade, para fomentar o mercado, para elevar o nível da cidade, Belo Horizonte precisava de uma lugar como o Glouton. A gente não faz pelo prêmio, mas pela paixão”, finaliza o sub-chef Jorge.

(Divulgação/Glouton)

2º Prêmio Melhores de BH

Promovido pelo Bhaz, o 2º Prêmio Melhores de BH elegeu os melhores estabelecimentos em 16 categorias. No início, 24 personalidades de Belo Horizonte fizeram indicações de estabelecimentos e lugares que consideravam os melhores na capital. Em seguida, os cinco mais indicados de cada categoria foram para voto do público. Durante dois meses, o público votou e, na categoria de Melhor Restaurante Internacional, o  Glouton foi o vencedor.

O sub-chef do Glouton, Jorge Ferreira, recebe o prêmio de Melhor Restaurante Internacional pelo Bhaz. (Henrique Coelho/Bhaz)
Marcella Oliveira

Publicitária e redatora do portal BHaz.

[email protected]

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!