Lacerda peita o próprio partido e oficializa registro de candidatura

O ex-prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), registrou sua candidatura ao Governo de Minas no TRE na tarde desta quarta-feira (15), data limite para homologação das chapas na Justiça Eleitoral. O candidato enfrenta um embate interno com seu partido, que fez uma aliança nacional com o Partido dos Trabalhadores (PT), o que o obrigaria a desistir de concorrer ao governo para ser senador na chapa de Fernando Pimentel (PT).

“Após cumprir todos os procedimentos legais para tal ato, neste momento confio na Justiça e em sua celeridade para que possamos confirmar definitivamente a aprovação do registro”, disse Lacerda.

Marcio terá como vice o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Adalclever Lopes (MDB). A coligação “Minas tem jeito” é composta pelos partidos PSB, PDT, Podemos, MDB, Pros, PRB e PV. A vaga ao Senado será concorrida por Jaime Martins (Pros).

Nessa terça-feira (14), a ação impetrada na Justiça por Lacerda para anular a decisão do diretório nacional de seu partido foi negada pela Justiça. Entretanto, o socialista garantiu que iria registrar sua candidatura, como o fez.

O juiz Nicolau Lupianhes Neto, do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), disse na decisão que a candidatura de Lacerda só poderá ser analisada após o registro na Justiça Eleitoral. Desta forma, o ex-prefeito poderá concorrer às eleições até que o processo seja totalmente concluído, ou seja, sub judice. “Esvazia-se, sendo certo que o candidato cujo registro encontre-se sub judice pode efetuar todos os atos relativos à campanha”, diz a decisão.

O juiz ressaltou o fato de ainda haver um processo a ser julgado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o tema. “Digno de nota, mais uma vez, que a regularidade das questões relativas à convenção estadual do PSB encontra-se pendente de apreciação definitiva por essa Corte e pelo TSE, revelando, ainda mais, impossibilidade de antecipação de tutela sobre esse tema, neste momento”, diz.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!