[Farsa ou Fato] Hackers apagaram ‘nomes sujos’ de sistemas do SPC/Serasa?

Divulgação/EBC + Reprodução/Facebook

Circula pelas redes sociais, e por meio do WhatsApp, nos últimos dias, uma informação que tem dado o que falar entre brasileiros de diferentes partes do país. Ela aparece em prints de uma suposta notícia veiculada pelo G1, o principal portal da Globo. Na imagem, é possível ler o seguinte título “Hacker invade sistema do SPC/Serasa e apaga todos os nomes sujos”. Ela já foi compartilhada mais de 7 mil vezes em apenas um post no Facebook.

Por meio do Twitter, internautas repercutem a informação e fazem até brincadeiras com tal possibilidade. “Gostaria de estar incluso, se for mesmo verdade”, escreveu um rapaz. Mas, será que hackers apagaram mesmo os “nomes sujos” dos sistemas do SPC/Serasa?

Muita gente acredita mesmo que os sistemas das empresas que têm os dados de todas as pessoas negativadas do país foram invadidos. No entanto, diferentes elementos do print que tem circulado por aí apontam o contrário. Vamos analisar alguns deles abaixo!

A “notícia” começou a repercutir pouco tempo depois que Ciro Gomes, presidenciável pelo PDT, defendeu publicamente a exclusão dos “nomes sujos” de tais cadastros. E a assinatura da matéria é creditada ao repórter “Tiro Sardinha”, que seria de Brasília. Trata-se de uma referência ao pré-candidato, que também é apelidado de “coronel” nos bastidores da política.

Outra referência a Ciro Gomes, relacionada justamente ao apelido de “coronel”, também aparece na descrição da suposta notícia veiculada pela G1. O hacker responsável pela invasão teria se autodenominado “coroné”. “Porém, a identidade do criminoso ainda é um mistério”, diz um trecho da reportagem – que por sinal não é encontrada no endereço oficial do G1.

E como a imagem foi gerada, já que parece realmente ter saído do site de notícias da Globo? É bastante simples: os conteúdos dos sites têm um código-fonte que pode ser acessado por meio de alguns comandos. Lá, é possível alterar o título de uma notícia como a que aparece no print sem descaracterizar outros elementos. Apenas o usuário que faz a modificação consegue vê-la. Depois disso, um printscreen na tela gera, facilmente, uma cópia bem realista da página.

O Bhaz fez contato com o SPC e o Serasa para falar sobre o assunto. Por meio de nota, o SPC afirma que “as informações não procedem” e que trata-se de um boato de origem desconhecida “espalhado na internet”. A Serasa, por sua vez, explicou não confirmar a informação. “Entendemos que se trata de boato e fake news. Tivemos acesso à mesma imagem que vocês, porém a data da publicação estava visível e constava como 25/02/2019, o que claramente demonstra que a informação é falsa”, diz um trecho do comunicado enviado ao Bhaz nesta quinta-feira (16). “No caso da imagem compartilhada por vocês, houve uma customização e a data foi coberta, deixando talvez alguma margem para dúvidas”, completa.

Ou seja, a informação de que um hacker invadiu os sistemas das empresas e apagou os dados dos “nomes sujos” trata-se de uma Farsa.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!